Em suas tentativas de desenvolver um bom processador notebook, Intel criou quatro chips que tinham nomes semelhantes e muitas vezes as pessoas confusas . O Pentium 3 Mobile ( início de 2001) , o Mobile Pentium 4 -M ( início de 2002 ), o Pentium Mobile 4 ( meados de 2002 ) , eo Pentium M ( início de 2003) eram todos diferentes microprocessadores. No fim das contas , foi o Pentium M , que venceu a batalha para ser notebook chefão . Centrino
O Pentium M tornou-se a base da família Centrino atual da Intel de chips . Ele tinha uma grande vantagem sobre todos os outros projetos de processadores móveis da Intel --- ele foi projetado desde o início para ser usado em um computador portátil. Além disso, foi concebida como parte de um pacote de chips ; Centrino é não somente um processador , mas também um conjunto de circuitos ( os controladores de todos os componentes do computador portátil ) e um chip de comunicações sem fios . O Mobile Pentium 4 tinha nenhuma dessas vantagens.
Arquitetura
O Mobile Pentium 4 foi construído a partir do chip Pentium 4. Foi mais uma tentativa de fazer um trabalho de chip existente em um sistema com requisitos rigorosos em oposição a um projeto especificamente para notebooks.
O Pentium M, por comparação, começou com o início de chips Pentium 3 , mas foi mudou consideravelmente. Ao invés de uma adaptação de baixa potência do chip existente , foi totalmente reformulado para obter os resultados os designers desejavam .
Velocidade
O Pentium M é o mais rápido de chips móveis da Intel tem feito . Estes aumentos de velocidade não são uma questão de velocidade de clock , mas de como os dados são processados durante cada ciclo de clock. Por exemplo , de acordo com notebookcheck.net , o Pentium M foi " muito rápido por megahertz " em relação aos seus outros chips móveis. Testes da Universidade da Pensilvânia, de volta que a avaliação ; Penn Computing observou que " Pentium M chips são significativamente maior no desempenho do que móvel Pentium 4 chips em um determinado velocidade de clock " (grifo do Penn Computing) . Teste mostrou mesmo o Pentium M a ser mais rápido do que alguns dos Pentium 4 chips de desktop .
Calor
móvel Pentium 4 chips exalava muito mais calor , devido a sua semelhança com os chips de desktop Pentium sedentos de poder . Alguns modelos do Pentium M usa menos de 5 watts. Mas mesmo uma instalação típica Pentium M, atraindo cerca de 25 watts, precisa de menos de um terço do poder de um Pentium Mobile comparável 4 . Na verdade, quando Hexus.net revisou a 735 chips Pentium M, eles alegaram que poderia ser executado em " ar livre " --- sem ventilador em tudo.
Bus
o front-side bus (FSB) é a série de conexões entre o microprocessador e memória chip controlador que permite que os diversos componentes da placa-mãe se comunicar uns com os outros . Tanto o mobile Pentium 4 e Pentium M utilizam o mesmo FSB do Pentium 4. A maioria dos chips usar um 400 - ou 533 ônibus MHz
.