Centrino é um termo de marketing da Intel que descreve uma plataforma para computadores portáteis. Os computadores portáteis que levam o nome Centrino deve incluir um processador móvel Intel, Intel chipset e placa wireless Intel. Intel tem comercializado o nome Centrino de uma forma confusa , fazendo com que alguns a acreditar que o termo refere-se a um processador, quando isso não acontece. Quando as empresas divulgou os primeiros laptops Centrino no início de 2000 , no entanto, que representou um grande passo em frente para a produtividade móvel. Melhor Desempenho
Intel baseados os primeiros laptops Centrino ao redor do processador móvel Pentium M . Na época, a maioria dos laptops baseados em Intel incluiu o processador Pentium 4 , o que gerou mais calor e ofereceu menos performance. O Pentium M foi um novo processador inteiramente concebido para uso móvel. Ao priorizar a eficiência sobre a velocidade do clock cru, a Intel criou um novo processador móvel que poderia fazer a mesma quantidade de trabalho como um Pentium 4 - ou mais - na metade da velocidade de clock. A partir de 2010 , os laptops Centrino atualmente usam versões de baixa voltagem do processador Core 2 Duo .
Maior duração da bateria
Um processador de baixa voltagem melhora a vida da bateria um laptop em mais maneiras do que uma. Enquanto os requisitos de energia mais baixos e resultado da velocidade do relógio do processador próprio desenho menos energia da bateria , mas também resultar na produção de calor mais baixa. Isto significa que a ventoinha de refrigeração do laptop não precisa girar em alta velocidade em todos os momentos , melhorando ainda mais a vida da bateria . Com todas as otimizações para a eficiência, é possível para um laptop Centrino para durar até mais de um dia de trabalho com a bateria. Antes da plataforma Centrino , os proprietários de Pentium 4 laptops muitas vezes senti sorte se seus computadores durou duas horas.
Acesso à Internet sem fio
Hoje , é praticamente impossível comprar um computador portátil sem um adaptador sem fio . No entanto, este não era o caso quando a Intel lançou o Centrino plataforma . Os adaptadores sem fio eram componentes opcionais , e muitas vezes os mais caros para isso. Ao comprar um laptop Centrino , o consumidor pode ter certeza de que eles seriam capazes de usá-lo para ficar on-line sem fio. A onipresença de adaptadores sem fio em laptops hoje é parcialmente o resultado de marketing da Intel para a plataforma Centrino , que deu ao consumidor a idéia de que cada laptop deve ser sem fio.