computadores móveis têm restrições de tamanho e peso que as máquinas de desktop não. Seus processadores precisa ser rápido sem a necessidade de sistemas de refrigeração de grande porte. Isso significa que eles têm de produzir o mínimo de calor possível. Assim , a comparação dos processadores móveis pesa desempenho contra recursos de economia de energia. Calor
Todos os processadores vêm com uma potência de design térmico ( TDP) de classificação. Esta é a quantidade de energia, em watts, que o sistema de refrigeração deve dissipar para evitar que o processador superaqueça , de acordo com o hardware do Tom . Quanto mais baixa for a TDP , o refrigerador do processador e quanto menor for o sistema de arrefecimento . Isto permite a um computador portátil menor e uma vida mais longa da bateria .
Velocidade
fabricantes processador transmitir a velocidade do processador em termos de frequência , ou " clock ". Isto é medido em gigahertz ( GHz ) . Um processador de 1 GHz trabalha para executar instruções de software de um bilhão de vezes por segundo. A velocidade também depende da freqüência de barramento frontal do processador (FSB) . De acordo com a esperança de computador , o FSB determina a rapidez com transferências de dados entre o processador ea memória .
Núcleos
A maioria dos processadores móveis no mercado têm vários núcleos . Isto significa que elas têm mais do que um processador instalado no mesmo chip . Os processadores multi -core , nem sempre usar todos os núcleos de toda a sua extensão . Como tal , alguns processadores contêm uma característica que reduz o consumo de energia de núcleos não utilizados . Isso também pode ajudar a aumentar a vida útil da bateria do laptop .