De acordo com o Instituto Nacional de Justiça , a energia específica ou energia por unidade de massa , de algumas baterias recarregáveis de íons de lítio é três vezes maior do que as baterias alcalinas. Como resultado , as baterias de iões de lítio pode ser menor e mais leve do que outras baterias recarregáveis , o que explica por que eles são populares em eletrônicos de consumo , como computadores portáteis. Além disso , as baterias de iões de lítio não sofrem de um fenômeno conhecido como "efeito memória" que faz com que outras baterias recarregáveis a perder capacidade ao longo do tempo . Efeito Memória
O efeito de memória é um problema com mais velhas tecnologias de baterias recarregáveis , principalmente de níquel- cádmio. Se uma bateria de níquel- cádmio é parcialmente descarregada para os mesmos , mas menos do que completo, profundidade de descarga várias vezes seguidas , ele perde o restante de sua capacidade. Em outras palavras , a bateria " lembra-se" que a quantidade de energia descarregada no seu ciclo anterior e apenas permite que a quantidade de energia , ou um pouco mais , a ser armazenado , quando a bateria é recarregada . As primeiras baterias de laptop de lítio-íon comerciais apareceram no início de 1990 , e, desde então , em grande parte substituídas tecnologias de baterias anteriores em computadores portáteis.
Auto-descarga
laptop de lítio -ion baterias não sofrem o efeito memória , por si só , mas ainda perder alguma da sua capacidade ao longo do tempo . À medida que a bateria é descarregada , carregada e descarregada novamente , alguns dos componentes activos tornam-se irreversivelmente consumidos , ou oxidado . Oxidação interna - também conhecido como auto-descarga - em uma bateria de lítio- íon de contas Bateria do portátil para uma perda de capacidade de cerca de 20 por cento ao ano , em condições normais de operação
Armazenamento < . br>
Se você precisa remover a bateria de lítio -ion recarregável a partir de um laptop e guardá-la por qualquer período de tempo , considere seu nível de carga antes do armazenamento e da temperatura em que você vai guardar. Quanto mais baixa for a temperatura , maior é a taxa de auto-descarga . Se cobrado para cerca de 40 por cento da sua plena carga para armazenamento, baterias de laptop de lítio-íon tipicamente auto-descarga a uma taxa de apenas 4 por cento ao ano .
Bateria Química
a ausência do efeito memória em baterias de laptop de lítio-íon é devido , em parte, para a química da bateria interna . Durante a descarga , os iões de lítio carregados positivamente são emitidos a partir do eléctrodo positivo , ou ânodo , e mover-se através de uma solução de condução eléctrica , ou de electrólito , para o eléctrodo negativo , ou cátodo . O ânodo é constituído por um material de carbono e o cátodo é composto de hidróxido de lítio de metal . Ao mesmo tempo , as partículas carregadas negativamente , ou electrões , são emitidos pelo ânodo e formar a corrente eléctrica para um circuito externo . As reações químicas são reversíveis , assim que a bateria pode ser recarregada .