tecnologia 4D é usado principalmente em dispositivos de imagem médica , tais como ultra-som ou scanners de TC , para a produção de imagens em tempo real dos órgãos internos como eles ligeiramente mudar de posição dentro do corpo durante um período de tempo. Dimensões
scans 2D , um aparelho de ultrassom ou scanner CT leva uma imagem do corpo ao longo de um plano, conhecido como uma "fatia ". Isso dá aos médicos uma visão simples dos órgãos que se cruzam que determinado avião.
Imagens 3D vem com freqüência a partir de uma série de imagens 2D que monta um computador em um mapa tridimensional dos órgãos.
4D leva um passo adiante, que representa o movimento de órgãos , mostrando como eles se movem ao longo de um período de tempo. Isso é particularmente útil para os órgãos como os pulmões que se movem constantemente.
Significado
Os médicos podem usar essas imagens para detectar possíveis problemas no desenvolvimento fetal. Eles também usá-los para planejar tratamentos de radiação em pacientes com câncer , onde eles usam essas imagens para traçar a localização exata do tumor. Isto por sua vez permite que eles se concentrar mais radiação no tumor e não no tecido saudável.
Riscos
Não existem riscos específicos associados com imagens de ultra-som 4D. Desde tomografias envolvem múltiplas imagens de raios- x , há alguma evidência de que a radiação pode causar um aumento do risco de câncer. Discutir os métodos de tratamento com o seu médico antes de se submeter a procedimento.