Construído para medir o tamanho e carga dos átomos e moléculas , o espectrômetro de massa utiliza um sistema de três partes para ionizar os átomos, classificá-los por tamanho e , em seguida, medir e exibir os resultados usando uma técnica de deflexão para determinar o tamanho de uma amostra . Espectrometria de massa tem sido usado para tudo, desde o mapeamento da estrutura de um composto atômica para medir os átomos encontrados em anel de Saturno. Identificar compostos
espectrómetros de massa foram utilizados em ambas as formas qualitativos e quantitativos para determinar a composição elementar e estrutura de compostos específicos . A técnica também foi usada para calcular a quantidade de um composto encontra-se em uma amostra e determinar as suas propriedades físicas, químicas e biológicas . Por ionizante a amostra , a fim de fragmentá-la , esta técnica também levou a uma maior compreensão da fase gasosa em íons.
Detecção de gás
Um espectrômetro de massa , juntamente com um cromatógrafo em fase gasosa , pode ser usada para detectar vestígios de contaminantes e toxinas . Devido à sua capacidade de resolver os átomos e as moléculas por tamanho, espectrômetros de massa também têm sido usados para a datação por carbono . O método AMS ( espectrômetro de massa acelerador ) de datação por carbono requer uma amostra consideravelmente menor do que o método padrão .
Uso no espaço
Muitas missões espaciais , incluindo a a sonda Cassini e SOHO satélite , usaram espectrômetros de massa para analisar a composição de plasmas e vento solar.
aspiradores
sistemas de alto vácuo , espectrômetros de massa são usados sob medida para quaisquer gases residuais .