No passado, o principal método de interface com um PC foi através de portas seriais ou paralelas do PC , com taxas de transferência de dados limitados e apenas um ou dois soquetes disponíveis para conectar dispositivos . Concebido como um substituto , o sistema Bus Serial Universal permitiu -lhe ligar vários dispositivos ao mesmo tempo, através de transferências de dados mais rápidas através de uma interface universal. Durante o período de transição, muitas placas-mãe ofereceu portas paralelas e USB , com interface paralela eventualmente depreciado como dispositivos USB substituído dispositivos paralelos em uso. Velocidade
Embora mais rápido do que as portas seriais , portas paralelas de PC têm uma taxa de transferência de dados de 150kB /s , aumentou para 2 MB /s em EPP e modos ECP . Em comparação, v1.1 USB tem uma taxa de transferência de dados de 12 Mbit /s aumentou para 480Mbit /s com a especificação USB 2.0. USB 3.0 aumenta a velocidade ainda mais , permitindo taxas de até 5Gbit /s de dados. Este aumento da largura de banda aumenta a velocidade das operações intensivas de dados , tais como a digitalização, e torna possível o uso de áudio de alta velocidade e dispositivos de vídeo .
Poder
O PC porta paralela só pode fornecer energia para a sinalização e transferência de dados , o que significa que os periféricos exigem a sua própria fonte de alimentação externa para alimentar o próprio periférico. USB melhora a isso, fornecendo até 500 mA para alimentar o periférico , aumentando para 900mA com USB 3.0. Apesar de periféricos de alta potência , como impressoras ainda exigem a sua própria alimentação externa, muitos periféricos menores, como webcams ou pen drives receber toda a sua energia diretamente da porta USB. Isso também permite que você para carregar as baterias de dispositivos móveis, como telefones ou tocadores de MP3 diretamente da porta USB.
Facilidade de uso
Diagnosticar problemas com dispositivos paralelos pode ser uma tarefa difícil, com um número de diferentes padrões de porta paralela , como SPP , ECP e ECP , o que você teve que configurar na BIOS do computador. USB suporta plug and play, o que torna muito mais simples para conectar dispositivos e levá-los em funcionamento. Quando você conectar um dispositivo a uma porta USB, o dispositivo ID do fornecedor e identificação do produto são enviados para o computador , permitindo-lhe determinar o driver correto para o dispositivo. Se o motorista não estiver presente , o computador pode solicitar o driver correto pelo nome, ou baixar o driver automaticamente através da Internet em muitos casos.
Vários dispositivos
a maioria dos PCs só tinha uma porta paralela disponível , o que levou a dispositivos como impressoras e scanners a ser encadeada em conjunto , permitindo que ambos sejam conectados ao mesmo tempo. Isso causou mais problemas de incompatibilidade entre os diferentes fabricantes de hardware , e tornou mais difícil conseguir dispositivos para funcionar corretamente. Projetado para expansão , o sistema USB permite que até 127 dispositivos para executar a partir de um único controlador. Embora a maioria dos PCs tem entre quatro e oito portas USB na placa-mãe , você pode usar hubs USB para adicionar mais tomadas , conforme necessário , permitindo que vários dispositivos a serem conectados e disponíveis para uso ao mesmo tempo .