Os dispositivos ARM se referem a qualquer dispositivo eletrônico que use uma unidade central de processamento (CPU) com base na arquitetura do ARM. O ARM (Originalmente a Máquina de Acorn RISC) é uma arquitetura de computação de instruções reduzida (RISC) projetada pela Arm Limited (anteriormente Arm Holdings). Não é uma empresa que fabrica dispositivos diretamente, mas licencia seus projetos para outras empresas que fabricam os chips.
Isso significa que uma vasta gama de dispositivos é considerada "dispositivos de braço", incluindo:
*
smartphones e tablets: A grande maioria dos smartphones e tablets usa processadores baseados em ARM. Exemplos incluem iPhones, telefones Android e iPads.
* laptops e desktops: Embora menos comuns que X86 (Intel e AMD) em laptops e desktops tradicionais, os processadores baseados em ARM são cada vez mais usados nessas categorias, particularmente em dispositivos sempre ativos e de baixa potência. Macs de silício Apple são um excelente exemplo.
*
sistemas incorporados: Esta é uma categoria enorme que abrange muitos dispositivos que você não consideraria necessariamente como "computadores". Isso inclui:
*
relógios inteligentes e rastreadores de fitness: Eles geralmente usam processadores de braço de baixa potência.
*
câmeras digitais: Muitas câmeras usam processadores ARM para processamento de imagens e outras tarefas.
* Dispositivos
IoT: Os dispositivos da Internet das Coisas (IoT), como eletrodomésticos inteligentes, geralmente dependem dos processadores ARM devido à sua eficiência energética.
*
sistemas automotivos: Cada vez mais, os carros usam processadores de ARM para sistemas de entretenimento, recursos de assistência ao motorista e outras funções.
*
Equipamento de rede: Os roteadores, interruptores e outros dispositivos de rede usam frequentemente os processadores ARM.
* servidores
: Embora tradicionalmente dominados por X86, os servidores baseados em ARM estão ganhando força, especialmente em data centers focados na eficiência energética e cargas de trabalho específicas.
O principal argumento é que o ARM é uma *arquitetura *, não uma marca. Muitas empresas diferentes usam a arquitetura ARM para criar seus próprios processadores, que são usados em uma ampla gama de dispositivos eletrônicos. O fio comum é o conjunto de instruções do braço subjacente que a CPU entende.