Os dispositivos de saída são qualquer equipamento de hardware de computador usado para comunicar os resultados do processamento de dados realizado por um sistema de processamento de informações (como um computador) ao mundo exterior. Eles pegam os dados processados e os apresentam em um formato legível por humanos ou legível por máquina. Aqui estão algumas categorias e exemplos:
Dispositivos de saída visual: Eles exibem informações visualmente.
*
monitores (exibições): O tipo mais comum, variando de CRT (tubo de raios catódicos-em grande parte obsoleto) a telas LCD (tela de cristal líquido) e LED (diodo emissor de luz). Estes podem ser categorizados ainda mais por resolução, tamanho e tecnologia (por exemplo, OLED, mini-liderado).
*
projetores: Usado para exibir imagens ou vídeos em uma superfície maior, como uma parede ou tela. Existem diferentes tecnologias, como DLP (processamento de luz digital) e projetores de LCD.
*
plotagens: Dispositivos especializados usados para produzir gráficos de alta qualidade e de cópia impressa, geralmente usados em aplicativos CAD (design auxiliado por computador) ou GIS (sistema de informações geográficas).
Dispositivos de saída auditiva: Estes produzem som.
*
alto -falantes: Converta sinais elétricos em ondas sonoras. Eles variam de alto-falantes de computador interno simples a sistemas de som surround de alta fidelidade.
*
fones de ouvido: Entregue o áudio diretamente aos ouvidos do ouvinte, oferecendo privacidade e qualidade potencialmente melhor.
*
Cartões de som: Embora não seja estritamente um dispositivo de saída, uma placa de som é crucial para processar e sair sinais de áudio para alto -falantes ou fones de ouvido.
Dispositivos de saída hapatos: Eles fornecem feedback tátil.
*
Dispositivos de feedback hápticos: Esses dispositivos fornecem uma sensação de toque ou feedback de força, geralmente usados em controladores de jogos, simuladores e sistemas robóticos. Isso pode variar de vibração simples a mecanismos de feedback de força mais complexos.
*
Exibirs em Braille: Dispositivos especializados para usuários com deficiência visual, que produzem texto como pontos elevados que podem ser sentidos.
Dispositivos de impressão: Estes criam cópias impressas de dados.
* impressoras
: Produzir saída impressa no papel. Os tipos comuns incluem impressoras de jato de tinta, laser, térmica e matriz de pontos. Eles variam em velocidade, qualidade e custo.
* impressoras 3D: Crie objetos tridimensionais a partir de modelos digitais usando vários materiais, como plásticos, resinas ou metais.
Outros dispositivos de saída: *
Atuadores: Utilizado em sistemas de controle industrial ou robótica para controlar processos ou movimentos físicos com base em comandos de computador. Estes podem ser motores, válvulas ou outros dispositivos mecânicos.
*
Dispositivos de armazenamento de dados: Embora usados principalmente para armazenamento, dispositivos como discos rígidos, SSDs e unidades USB também podem ser considerados dispositivos de saída ao transferir dados para outro sistema. A saída é um arquivo que é visualizado/processado em outro lugar.
Esta lista não é exaustiva, pois novas tecnologias de saída continuam surgindo. O dispositivo de saída específico usado depende muito do aplicativo e do formato desejado da saída.