O dispositivo de entrada que permite ao usuário controlar um ponteiro na tela é chamado de dispositivo de apontamento .
Aqui estão alguns exemplos comuns de dispositivos apontadores:
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mouse: O dispositivo de apontamento mais comum, ele usa um botão físico para clicar e mover um cursor na tela.
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trackpad: Encontrado nos laptops, é uma superfície sensível ao toque que permite o controle do cursor usando gestos de dedos.
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tela de toque: Permite a manipulação direta da tela com os dedos, eliminando a necessidade de um dispositivo apontador separado.
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Stylus: Um dispositivo semelhante a uma caneta usado para entrada precisa nas telas de toque, geralmente usadas em design gráfico e arte digital.
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joystick: Utilizado principalmente para jogos, permite o controle direcional de um ponteiro ou caractere.
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caneta leve: Uma tecnologia mais antiga, usa luz para detectar uma posição na tela.
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Trackball: Um dispositivo estacionário com uma bola que pode ser enrolada para mover o cursor.
Todos esses dispositivos permitem que os usuários interajam com o computador, controlando um ponteiro, que é usado para selecionar, navegar e interagir com elementos na tela.