Dispositivos de entrada:
Os dispositivos de entrada são as ferramentas que permitem que você se comunique com o seu computador. Eles pegam informações do mundo real e as traduzem em um formato que o computador pode entender. Alguns exemplos comuns incluem:
teclado: O dispositivo de entrada mais comum, usado para digitar texto, números e símbolos.
mouse: Usado para controlar o cursor na tela, selecione itens e interagir com elementos gráficos.
touchpad: Semelhante a um mouse, mas integrado a um laptop ou tablet.
tela de toque: Uma superfície que responde ao toque, permitindo interação direta com a tela.
Scanner: Captura imagens ou documentos e as converte em arquivos digitais.
Microfone
: Capta o som e o converte em sinais de áudio digital.
webcam: Capta vídeo e imagens e os transmite para um computador ou rede.
gamepad: Um controlador usado para jogar videogame.
joystick: Uma alavanca usada para controlar o movimento em jogos e simulações.
caneta digital: Uma caneta usada para escrever e desenhar telas sensíveis ao toque.
leitor de código de barras: Digitaliza códigos de barras e os converte em dados legíveis.
scanners biométricos: Capture dados biológicos exclusivos, como impressões digitais, digitalizações de íris ou reconhecimento facial.
Dispositivos de saída:
Os dispositivos de saída são as ferramentas que permitem que o computador se comunique com você. Eles pegam informações do computador e o apresentam em um formato que você pode entender. Alguns exemplos comuns incluem:
Monitor: Exibe imagens, texto e vídeos.
Impressora: Cria cópias impressas de documentos, imagens e outros dados.
alto -falantes: Produzir som do computador.
fones de ouvido: Produzir som diretamente para os ouvidos do usuário.
Projector: Exibe imagens e vídeos em uma tela maior.
dispositivos hápticos: Forneça feedback físico, como vibração, ao usuário.
exibição em Braille: Saça o texto em Braille para usuários com deficiência visual.
plotter: Cria desenhos e diagramas em larga escala.
É importante observar que alguns dispositivos podem atuar como dispositivos de entrada e saída. Por exemplo, uma tela sensível ao toque pode ser usada para inserir informações, mas também exibe a saída. Da mesma forma, uma webcam pode capturar imagens e vídeos (entrada), mas também exibi -las na tela (saída).