Interface de linha de comando (CLI) ou interface de usuário textual (TUI) Uma interface de linha de comando (CLI) ou interface de usuário textual (TUI) é uma forma de um usuário de computador se comunicar com um programa de computador. O usuário digita comandos em uma janela de texto e o programa de computador responde imprimindo texto ou realizando alguma ação.
CLIs são frequentemente usadas para executar tarefas de administração do sistema ou para gerenciar outros programas . Eles também podem ser usados para criar novos arquivos, editar arquivos de texto e executar programas. Como não exigem o uso de um mouse ou outro dispositivo apontador, as CLIs podem ser usadas em sistemas headless – computadores que não possuem uma interface gráfica de usuário (GUI).
Aqui está um exemplo de CLI: ```
$ ls -l
```
Este comando imprimirá uma lista de todos os arquivos no diretório atual, junto com suas permissões, tamanhos de arquivo e datas de modificação.
CLIs podem ser usadas para executar uma ampla variedade de tarefas, incluindo: * Gerenciamento de arquivos e diretórios
* Edição de arquivos de texto
*Execução de programas
* Tarefas de administração do sistema
* Tarefas de rede
* Programação
* E muitos outros
CLIs são uma ferramenta poderosa que pode ser usada para diversas finalidades. Eles são especialmente úteis para tarefas de administração de sistemas e para gerenciar outros programas.