A velocidade da transferência de dados da memória flash depende de vários fatores e não há uma resposta única. Aqui está um colapso:
* Interface
: A interface que conecta a memória flash ao sistema afeta significativamente a velocidade. Interfaces comuns e suas velocidades aproximadas (essas são * máximos teóricos * e as velocidades do mundo real são menores):
*
USB 2.0: Até 480 Mbps (megabits por segundo)
*
USB 3.0 (USB 3.1 Gen 1): Até 5 Gbps (gigabits por segundo)
*
USB 3.1 Gen 2: Até 10 Gbps
*
USB 3.2 Gen 2x2: Até 20 Gbps
*
Thunderbolt 3/4: Até 40 Gbps (ou até mais com versões mais recentes)
*
SATA: Várias velocidades, dependendo da revisão SATA, variando de 1,5 Gbps a 6 Gbps (para SATA 6 GB/s)
*
nvMe (pcie): Significativamente mais rápido que o SATA, com velocidades variando muito, dependendo da versão de unidade e PCIE, variando de alguns gigabytes por segundo a vários gigabytes por segundo. As unidades NVME mais rápidas podem atingir dezenas de gigabytes por segundo.
*
Flash Memory Type: Diferentes tipos de memória flash têm velocidades diferentes de leitura/gravação. O Flash NAND é o tipo mais comum e, mesmo dentro de Nand, existem variações (SLC, MLC, TLC, QLC) que afetam a velocidade e a resistência. Geralmente, o SLC é mais rápido, mas mais caro, enquanto o QLC é mais lento e mais barato.
*
controlador: O controlador de memória flash gerencia o fluxo de dados. Um controlador mais rápido e mais eficiente melhorará as velocidades de transferência.
*
Capacidade da unidade: Às vezes, unidades maiores podem ter velocidades um pouco mais lentas devido à maior complexidade no gerenciamento dos dados em mais chips de memória.
*
Desgaste de nivelamento e coleta de lixo: Esses processos em segundo plano são essenciais para a longevidade da memória flash, mas podem impactar brevemente o desempenho de leitura/gravação.
*
Padrões de dados: As transferências de dados seqüenciais (lendo ou escrevendo blocos grandes e contíguos de dados) são geralmente muito mais rápidos que o acesso aleatório (leitura ou gravação de pequenos dados espalhados).
em resumo: Você pode ver velocidades de transferência que variam de alguns megabytes por segundo (MB/S) para unidades USB mais lentas e mais lentas a dezenas de gigabytes por segundo (GB/s) para unidades de NVME de ponta. A velocidade real que você experimenta sempre será menor que a velocidade máxima teórica da interface devido aos fatores mencionados acima.