A vida útil de uma unidade flash não é facilmente definida por um número específico de anos. Depende de vários fatores, incluindo:
*
Escreva ciclos: A memória flash tem um número limitado de vezes para o qual pode ser gravado antes de começar a se degradar. As unidades de alta qualidade têm mais ciclos de gravação. No entanto, mesmo as unidades de alta qualidade acabarão falhando com o desgaste da gravação. As gravações frequentes e grandes reduzirão a vida útil significativamente mais do que as gravações menores pouco frequentes.
*
Qualidade de fabricação: A qualidade dos chips de memória flash e a construção geral da unidade afetam muito sua durabilidade. Drives mais baratos tendem a falhar mais cedo.
*
Condições ambientais: A exposição a temperaturas extremas, umidade ou choque físico pode danificar uma unidade flash, reduzindo sua vida.
*
Padrões de uso: Com que frequência você usa a unidade e a quantidade de dados que você escreve para ela afeta a longevidade. Escrever e reescrever constantemente grandes quantidades de dados o desgastará mais rapidamente.
*
Surge de energia: Os picos de energia repentinos podem danificar o circuito interno da unidade.
Embora algumas unidades flash possam durar muitos anos com uso leve, outros podem falhar dentro de alguns meses com uso pesado. Não há vida útil garantida. Em vez de pensar em termos de anos, é mais preciso considerar o número de ciclos de gravação, que podem variar muito, dependendo das especificações da unidade (geralmente não são encontradas facilmente). Muitas unidades de flash foram projetadas para durar vários anos sob uso normal, mas isso não é uma garantia.