Uma "placa USB" é um termo bastante geral e seu uso depende muito da placa específica. Pode se referir a várias coisas diferentes, todas envolvendo conectividade USB:
*
Conselho de expansão USB: Esse tipo de placa adiciona portas USB adicionais a um computador ou outro dispositivo. É usado para aumentar o número de dispositivos que você pode conectar via USB.
*
placa do controlador USB: Esta placa contém o circuito necessário para gerenciar e se comunicar com os dispositivos USB. É um componente encontrado * dentro * muitos outros dispositivos, em vez de algo que você conectaria externamente. Por exemplo, uma placa -mãe normalmente possui uma placa de controlador USB.
*
Conselho de Desenvolvimento com USB: Muitos placas de desenvolvimento de sistemas de microcontrolador e sistemas incorporados (como Arduino, Raspberry Pi, etc.) incluem portas USB para programação, energia e comunicação com um computador. Essas placas são usadas para prototipagem e construção de projetos eletrônicos.
* Placa de interface USB para equipamentos industriais: Alguns dispositivos industriais usam USB para comunicação e controle. Uma placa de interface USB conecta o dispositivo a um computador para monitoramento, programação ou aquisição de dados.
*
Placas USB especializadas: Existem inúmeras outras aplicações de nicho. Por exemplo, uma placa pode incorporar USB para aquisição específica de dados ou interface com um tipo específico de sensor ou atuador.
Para entender o uso de uma placa USB específica *, você precisa conhecer os detalhes dessa placa - seu fabricante, número do modelo e qualquer documentação que o acompanha. O termo "placa USB" é amplo demais para dar uma resposta única e precisa.