Sim, você pode reformar um disco rígido sem entrar no Windows. Isso geralmente é feito usando uma mídia inicializável, como uma unidade USB ou DVD, contendo um utilitário de partição e formatação de disco. As opções populares incluem:
*
Uma mídia de instalação do Windows: O próprio instalador do Windows permite formatar unidades durante o processo de instalação, mesmo que você não esteja atualmente conectado a uma instalação do Windows existente.
*
Distribuições ao vivo do Linux: Muitas distribuições Linux (como Ubuntu, Mint, etc.) podem ser inicializadas de um USB ou DVD. Eles oferecem ferramentas como o GPARTED, que permitem manipulação de acionamento poderoso, incluindo formatação.
*
Ferramentas de gerenciamento de disco de terceiros: Alguns fabricantes fornecem ferramentas inicializáveis especificamente para gerenciamento e formatação da unidade. Eles geralmente estão disponíveis em seus sites de suporte.
O processo geralmente envolve:
1.
Criando mídia inicializável: Download da imagem ISO escolhida e criando um USB inicializável ou queima em um DVD.
2.
inicialização da mídia: Alterando as configurações do BIOS/UEFI do seu computador para inicializar a partir da unidade USB ou DVD.
3.
Acessando a ferramenta de particionamento/formatação: Isso variará dependendo da ferramenta usada.
4.
Selecionando a unidade: Escolha cuidadosamente a unidade correta para o formato. A formatação da unidade errada pode levar a uma perda significativa de dados.
5.
Selecionando o sistema de arquivos: Escolha um sistema de arquivos como NTFS (Windows), FAT32 (compatibilidade) ou Ext4 (Linux).
6.
formatando a unidade: Iniciando o processo de formatação. Isso apagará todos os dados na unidade selecionada.
Aviso importante: A formatação de um disco rígido apagará todos os dados sobre ele.
Certifique -se de selecionar a unidade correta antes de prosseguir. Verifique duas vezes o tamanho da unidade e os rótulos para evitar perda acidental de dados.