Os discos rígidos são identificados de várias maneiras, dependendo do contexto:
1. Identificação física: *
Número do modelo e número de série: Todo disco rígido tem um número de modelo exclusivo e número de série impresso na unidade. Estes podem ser encontrados em um adesivo no gabinete da unidade.
*
Fabricante: O nome do fabricante geralmente é impresso na unidade, geralmente junto com o número do modelo.
*
Fator de forma: Isso se refere ao tamanho e forma da unidade, como 3,5 "ou 2,5", e se é uma unidade de desktop ou laptop.
* Interface
: O tipo de conexão usada para conectar a unidade ao computador (por exemplo, SATA, IDE, NVME).
2. Identificação do software: *
Carta de unidade: Nos sistemas operacionais do Windows, os discos rígidos recebem letras de unidade, como "C:", "D:", etc. Elas são usadas para navegar até a unidade dentro do sistema de arquivos.
* Rótulo de volume
: Você pode atribuir um nome personalizado ou "rótulo de volume" a uma unidade, o que facilita a identificação no sistema de arquivos.
*
ID de hardware: Cada unidade possui um ID de hardware exclusivo que pode ser encontrado usando o gerenciador de dispositivos ou outras ferramentas do sistema.
*
Tabela de partição: A tabela de partição em um disco rígido descreve como a unidade é dividida em partições separadas, cada uma das quais pode ser formatada e usada como um volume separado.
3. Identificação da rede: *
Endereço IP: Se um disco rígido estiver conectado a uma rede, poderá receber um endereço IP.
*
Nome de compartilhamento de rede: Se um disco rígido for compartilhado em uma rede, pode ter um nome de compartilhamento de rede específico.
4. Identificadores específicos do sistema: *
uuid (identificador universalmente exclusivo): Este é um identificador exclusivo de 128 bits que é usado pelo Linux e outros sistemas operacionais para identificar dispositivos.
*
Nó do dispositivo: No Linux, os discos rígidos são identificados por nós do dispositivo como "/dev/sda" ou "/dev/sdb".
Os métodos específicos usados para identificar um disco rígido variarão dependendo do sistema operacional, do tipo de conexão e do aplicativo ou software específico que está sendo usado.
É importante observar que, embora você geralmente possa identificar um disco rígido com base em suas características físicas, os identificadores de software podem mudar, dependendo do sistema operacional ou da configuração.