Ao olhar para uma placa -mãe de computador de mesa, há muito o que ver, dependendo do seu nível de experiência técnica. Aqui está um colapso do que você pode estar olhando, desde o básico até os componentes mais avançados:
Componentes básicos: * Soquete da CPU: O slot onde a unidade de processamento central (CPU) está instalada. Geralmente é uma área proeminente, quadrada ou retangular, com muitos pinos pequenos. O tipo de soquete (por exemplo, LGA 1700, AM5) determina quais CPUs são compatíveis.
*
slots de RAM: Slots longos e finos, onde os módulos de memória de acesso aleatório (RAM) são instalados. Eles geralmente serão rotulados e coloridos para ajudar na instalação. O número de slots e o tipo de RAM (por exemplo, DDR4, DDR5) afetará o desempenho e a capacidade.
*
Slots de expansão: Normalmente, os slots PCI Express (PCIE), que permitem adicionar cartões de expansão, como placas gráficas (GPUs), cartões de som, cartões de rede e cartões de captura. Procure tamanhos diferentes (x1, x4, x8, x16) indicando largura de banda. As placas -mãe mais antigas também podem ter slots de PCI.
*
chipset: Um conjunto de circuitos integrados que gerenciam a comunicação entre a CPU, RAM e outros componentes. Geralmente é um chip relativamente grande com um dissipador de calor.
*
chip bios/uefi: Um pequeno chip que armazena o sistema básico de entrada/saída (BIOS) do computador ou a interface de firmware extensível (UEFI) unificada (UEFI), responsável por inicializar o computador e inicializar o hardware.
*
portas SATA: Conectores para conectar discos rígidos e SSDs SATA. Eles normalmente serão rotulados SATA1, SATA2, etc.
*
slot M.2: Um slot para instalar o NVME SSDs, oferecendo velocidades mais rápidas do que as unidades SATA. Geralmente um pequeno slot com um orifício de parafuso.
*
conectores de energia: Conectores para a unidade de fonte de alimentação (PSU) para fornecer energia à placa -mãe. Normalmente, um conector de 24 pinos e um conector de 8 pinos ou 4 pinos (dependendo dos requisitos de energia).
*
Conectores do painel frontal: Um conjunto de pequenos conectores onde o painel frontal do seu estojo de computador (botão liga / desliga, botão de redefinição, portas USB, tomadas de áudio) se conecta.
*
Painel de E/S: A parte traseira da placa -mãe, contendo portas para conectar periféricos como saídas USB, áudio, Ethernet e exibição (HDMI, DisplayPort, DVI, VGA).
componentes/considerações mais avançados: *
Deslinks de calor: Estruturas de metal que ajudam a esfriar os componentes como o chipset e, às vezes, os módulos do regulador de tensão (VRMs).
*
Módulos de regulador de tensão (VRMS): Eles convertem a tensão da fonte de alimentação nos níveis corretos necessários para a CPU e outros componentes. Suas soluções de tamanho e refrigeração podem indicar o potencial de overclock da placa -mãe.
*
Southbridge/Northbridge (placas -mãe mais antigas): Esses chips lidaram com diferentes aspectos da comunicação; Eles são amplamente integrados ao chipset nas placas modernas.
*
Controlador de rede: Porta Ethernet integrada para conectividade de rede.
*
codec de áudio: Cartão de som integrado, fornecendo recursos de áudio.
*
controladores USB: Chips responsáveis pelo gerenciamento de portas USB. Chipsets diferentes terão números e velocidades diferentes de portas USB.
*
Configurações do BIOS/UEFI (acessadas através da interface BIOS/UEFI): Configurações que permitem configurar vários aspectos da placa -mãe e do sistema, como ordem de inicialização, overclocking da CPU e controle de fãs.
O que procurar (dependendo de suas necessidades): *
Tipo de soquete: Garante a compatibilidade com sua CPU.
*
Tipo de RAM e número de slots: Determina a quantidade e o tipo de RAM que você pode instalar.
*
Tipos e números de slot de expansão: Determina os tipos de cartões de expansão que você pode usar.
*
Número e tipo de conectores de armazenamento: Influencia a capacidade e a velocidade de armazenamento.
*
Recursos: Wi-Fi, Bluetooth, gráficos integrados, etc. Considere quais recursos são importantes para o seu caso de uso.
Ao entender esses componentes, você pode avaliar melhor uma placa -mãe e escolher uma que melhor atenda às suas necessidades e orçamento. Lembre -se de que diferentes placas -mãe têm layouts e recursos diferentes, por isso é sempre uma boa idéia consultar as especificações e documentação do fabricante.