O típico Windows Vista Desktop variou dependendo das preferências e dos programas instalados do usuário, mas alguns elementos comuns incluíram:
*
papel de parede: O Vista foi enviado com uma variedade de papéis de parede padrão, geralmente com designs abstratos ou cenas de natureza em cores vibrantes. Um padrão comum era uma foto com uma aparência iridescente ou vítrea.
* Ícones
: Os ícones padrão estavam presentes, incluindo lixeira, meu computador (mais tarde renomeado por computador), meus documentos (mais tarde renomeados documentos) e rede. Eles tinham uma aparência mais brilhante e mais brilhante em comparação com as versões anteriores do Windows.
*
Iniciar o menu: O menu Iniciar, posicionado no canto inferior esquerdo, era um elemento-chave. Ele apresentou um layout reprojetado com uma barra de pesquisa proeminente no topo. Era notavelmente diferente do menu de início do Windows XP clássico.
*
barra lateral (frequentemente presente): A barra lateral do Windows, um recurso que permitia que os gadgets fossem exibidos, era frequentemente visível no lado direito da área de trabalho. Esses gadgets forneceram acesso rápido a informações como relógios, clima, feeds RSS e muito mais.
*
Poucos aplicativos abertos: Uma área de trabalho limpa era a norma. Muitos usuários não estavam executando muitos aplicativos em comparação com as práticas de multitarefa atuais.
Em resumo, uma área de trabalho típica do Windows Vista era visualmente distinta das iterações anteriores do Windows devido ao aumento do uso de transparência, efeitos semelhantes a vidro e um conjunto de ícones mais moderno. Tornou -se uma experiência mais esteticamente agradável e visualmente envolvente em comparação com seu antecessor.