Overclocking é uma prática perigosa ainda muito popular. Indevidamente feito, overclocking pode fritar seu processador, placa-mãe , memória RAM e add-on cards . Antes de tentar fazer overclock seu processador, você deve se certificar de que seu computador está devidamente otimizado . Muitos computadores mais novos pode fazer overclock através do BIOS do sistema. No entanto, se você tiver um computador mais antigo , você pode achar mais fácil , mais barato e mais seguro para atualizar sua placa-mãe , memória RAM e /ou processador. Certifique-se de pesar todas as suas opções antes de ir adiante com overclocking. Instruções
1
Fazer backup de arquivos de dados do usuário cruciais. Estes incluem programas de sua verificação , documentos de processamento de texto , fotos de família e qualquer e-mail que você gostaria de manter .
2
flash seu computador com a atualização mais recente do BIOS . Isso geralmente pode ser encontrado no site do fabricante do seu computador. Atualize todos os softwares e drivers para o computador, incluindo as atualizações críticas do sistema operacional . Verifique se você tem todos os manuais correntes e guias do usuário para o seu computador . Se eles estão em falta, baixá-los no site do fabricante também.
3
Download de software para monitorar seu computador. Obter um bom programa de benchmark gratuito como FreshDiagnose , ou passar pelo site PCPitstop para executar diagnósticos . FreshDiagnose também pode monitorar o calor do seu CPU através das "Sensores" opção , e programas como shutdown now ! pode desligá-lo automaticamente em caso de sobreaquecimento . Além disso, verifique o BIOS do seu computador para ver se ele tem opções de desligar automático .
4
Certifique-se que você tem um bom ventilador do seu processador . Isso será necessário para reduzir qualquer excesso de calor produzido por overclocking . Você também pode precisar atualizar o seu fornecimento de energia para fornecer qualquer tensão adicional necessário.
5
Reinicie o computador . Quando o computador liga novamente , pressione a tecla apropriada para entrar na configuração. Nas telas do BIOS, procurar opções de chipsets avançados. Em seguida, procure "relógios ", " controle de freqüência /tensão " ou "Opções de tensão. " Este terá um aspecto diferente em cada computador . A maioria dos processadores devem ser overclock aumentando a frequência do barramento frontal . Em opções de BIOS , isso normalmente aparece como " freqüência de barramento do CPU " ou " freqüência FSB CPU. " Aumente este valor ligeiramente. Em alguns casos, você será capaz de aumentar sua " multiplicador do CPU ", através da BIOS. Se o BIOS não tem nenhuma dessas opções , pare. Você não pode fazer overclock seu processador através da BIOS. Se você fosse capaz de definir as opções no BIOS , prossiga para a Etapa 6.
6
Verifique as opções de memória na BIOS. Em muitos computadores , se você overclock seu processador, você overclock sua memória e placa de vídeo também. No entanto, alguns computadores permitem que você defina a sua velocidade de memória separadamente. Procure uma opção " Unlinked " na BIOS. Se não houver nenhuma opção para desvincular sua memória RAM do seu velocidade do processador , pode ser necessário para reduzir a velocidade da memória ligeiramente.
7
Entre no menu de tensão do sistema . Procure a voltagem correta para a velocidade do processador atual e selecione-o.
8
Verifique o manual da placa-mãe do seu computador se você fosse incapaz de fazer overclock seu processador através da BIOS. Se o modelo de placa-mãe não é aparente, baixar e instalar o Belarc Advisor. Este é um programa gratuito que irá dizer-lhe a configuração do sistema , incluindo o seu modelo de placa-mãe, sem ter que abrir o caso. Faça uma pesquisa no Google sobre o número do modelo da placa-mãe com o termo " specs " ou " especificações ". Se você não pode encontrar suas especificações da placa-mãe , pare. Você não pode fazer overclock seu processador.