Um computador de mesa é um sistema complexo composto de muitos componentes interconectados. Aqui está um colapso do que normalmente contém:
componentes essenciais: *
Unidade de processamento central (CPU): Frequentemente chamado de "cérebro" do computador, a CPU é responsável pela execução de instruções e na execução de cálculos.
*
Memória de acesso aleatório (RAM): A RAM é a memória temporária do computador, usada para armazenar dados e programas que a CPU está usando atualmente.
*
placa -mãe: Esta é a placa de circuito principal do computador, abrigando a CPU, RAM e outros componentes. Ele conecta todas as outras partes.
*
unidade de disco rígido (HDD) ou unidade de estado sólido (SSD): É aqui que o sistema operacional, programas e arquivos são armazenados permanentemente. Os HDDs são mais lentos, mas mais baratos, enquanto os SSDs são mais rápidos e mais caros.
*
Unidade de processamento gráfico (GPU): Lida com o processamento e a renderização dos gráficos, especialmente importante para jogos e edição de vídeo.
*
Unidade de fonte de alimentação (PSU): Fornece energia ao computador.
*
unidade óptica (opcional): Usado para ler e escrever CDs e DVDs.
*
Caso: O gabinete físico que abriga todos os componentes.
Dispositivos de entrada/saída: *
teclado: Usado para inserir texto e comandos.
*
mouse: Usado para navegar no computador e interagir com objetos na tela.
* Monitor
: Exibe a saída do computador.
*
alto -falantes: Som de saída do computador.
*
webcam (opcional): Uma câmera para chamadas de vídeo e outros usos.
* Microfone
(opcional): Para gravar áudio.
Outros componentes: *
Cartão de rede: Permite que o computador se conecte a uma rede.
*
Cartão de som: Lida com a entrada e saída de áudio.
*
cartão Wi-Fi: Permite que o computador se conecte a uma rede sem fio.
*
Bluetooth: Para comunicação sem fio com outros dispositivos.
Software: *
Sistema Operacional (OS): O software que controla o hardware do computador e fornece uma interface de usuário. Exemplos incluem Windows, MacOS e Linux.
*
Aplicações: Programas que permitem que os usuários executem tarefas específicas, como navegação na Web, processamento de texto e jogos.
Os componentes específicos e suas configurações podem variar muito, dependendo do tipo de computador de desktop, seu uso pretendido e o orçamento do usuário.