Os processadores Core 2 Extremos representam o melhor da linha de processadores da Intel Core 2 . No momento da sua produção eram os mais rápidos processadores disponíveis . Agora, uma nova linha de processadores da Intel , Core i7 , procura derrubar até mesmo o high-end Core 2 Extreme , como rei dos processadores de desempenho. História
O primeiro processador Intel Core 2 Extreme foi o Core 2 Extreme QX6700 , que foi disponibilizado em 14 de novembro de 2006. Foi o processador consumidor mais rápido de sempre feita no momento . Isso continua a ser o caso para cada Core 2 Extreme lançado depois, o último dos quais foi o Core 2 Extreme QX9775 lançado em março de 2008. Os primeiros processadores Core i7 foram disponibilizados cerca de oito meses depois, em novembro de 2008 , com inúmeras variantes lançados desde então.
Projeto
O Core i7 representou uma mudança de arquitetura longe de processadores Core 2 da Intel. Os chips Core i7 foram os primeiros processadores já produzidos utilizando uma arquitetura chamada Nehalem . A principal diferença é que, enquanto projeto tanto Core 2 Extreme e Core i7 são quad core , o Core 2 Extreme não foi construída a partir do zero como um quad core . Ao contrário, é de dois processadores dual-core ligados para formar um único processador quad-core . Isso significa que o cache do processador ou memória, é dividida entre as duas metades , o que gera ineficiência. O Core i7 foi construído como um quad core em primeiro lugar, e assim que o cache é melhor unificada.
Desempenho Geral
Tanto o Core 2 Extreme e Core i7 processadores têm muito mais poder de processamento do que é necessário para a maioria das tarefas básicas diárias . Usando programas de produtividade de escritório e navegar na web não vai usar mesmo um décimo da capacidade desses processadores tem. Como resultado, a diferença de desempenho entre eles em tais tarefas básicas é praticamente inexistente. De qualquer processador irá servir bem para o uso do dia- a-dia.
Gaming Desempenho
Os Core 2 extremos são monstros em jogos, graças à sua elevada velocidade de clock . O Core 2 Extreme QX9775 tem clock de 3.2 Ghz , que é apenas rivalizado pelo Core i7 965 Extreme Edition , que tem a mesma velocidade de clock . O Core 2 Extreme QX9775 eo Core i7 965 extremas de fato gravata na maioria dos benchmarks de jogos . O Core 2 Extreme QX9775 vai bater qualquer outro processador Core i7 , como o Core i7 920, que só tem uma velocidade de clock de 2,66 Ghz .
3-D e Videoediting
Os processadores Core 2 extremos são quad core , mas eles não têm hyperthreading. Hyperthreading transforma cada núcleo físico em um processador em dois núcleos virtuais . Core i7 tem hyperthreading e assim eles aparecem como oito processadores de núcleo do Windows . Enquanto isso não aumentar o desempenho , tanto quanto ter oito núcleos físicos que faz prever uma vantagem de desempenho em aplicações que são conhecidos por usar múltiplos núcleos bem . Isso significa que, na prestação de 3-D e aplicativos videoediting , como Cinebench , o Core i7 tem uma vantagem .
Veredicto
O Core 2 Extreme e Core i7 são ambos os processadores extremamente rápido. O Core 2 Extremes ainda são capazes de manter sua própria contra os mais recentes produtos Core i7. No entanto, os processadores Core 2 Extremos custam cerca de US $ 1.000. Core i7 modernos são , provavelmente, a melhor escolha para a maioria dos usuários como eles são quase tão rápido ou mais rápido ( dependendo da aplicação ) e muito mais acessível.