Pequenos fãs muffins são essenciais para manter uma temperatura interna aceitável em seu computador. Computadores anteriores baseou-se num único ventilador localizado na parte de trás do armário . Computadores mais complexos requerem vários fãs . Tamanho , rotações por minuto ( RPM) , e de pés cúbicos por minuto ( CFM) são os parâmetros que determinam a eficácia de ventiladores computador. Configuração Fan Único
sistemas de refrigeração Single- fãs , como aqueles para o original IBM -AT usado um ventilador de velocidade constante. A indústria fã então desenvolvido fãs que poderiam transmitir suas informações de velocidade para a CPU (unidade de processamento central). Isso permitiu que o computador para controlar a velocidade dos fãs e proporcionar um melhor controle de temperatura.
Vários fãs
Como o consumo de energia do computador aumentou , sistemas de refrigeração começou a usar dual- resfriamento fãs . Ventoinhas duplas movido mais ar através do invólucro , e desde mais uniforme de arrefecimento . Fãs que permitem maior controle de computador através de largura de pulso modulada sistemas ( PWM) tornou-se comum em 2005 e 2006 .
CPU Ventiladores
dispositivos radiador , chamado dissipadores , concebida para dissipar o calor ao longo de uma área ampla , são comumente utilizados em refrigeração da CPU . Novos desenvolvimentos em resfriamento da CPU mudou ventilador e projeto do dissipador de calor para o nível do componente. Fãs colocados diretamente sobre o dissipador de calor da CPU resfriar a CPU de forma mais eficiente do que os fãs montado no painel. A CPU monitora RPM do ventilador e controla sua velocidade através de um sinal PWM .