O número e disposição dos fãs são considerações importantes em qualquer caixa do computador , utilizando o fluxo de ar para resfriamento. Componentes internos do seu computador produzir uma grande quantidade de calor , especialmente o CPU, placa gráfica e disco rígido. O fluxo de ar é o que vai remover esse calor do seu caso , mantendo os componentes esfriar o suficiente para um bom desempenho e impedindo a sua falha prematura. Ao alterar o posicionamento dos fãs no seu caso, você pode redirecionar o fluxo de ar para direcionar os componentes mais quentes e mover o ar para fora do computador de forma mais eficiente . Instruções
1
Considere o fluxo geral de ar para, a partir de , e com o seu caso antes de decidir sobre um arranjo de fãs. Há um monte de opiniões diferentes lá fora, mas para a vertical caso caixa retangular típico , há um consenso geral , como visto em artigos de O Guia do dissipador de calor e Icrontic , bem como o "Guia do Construtor de Sistemas Desktop /Torre " por AMD , que o ar que entra no caso perto da parte inferior do lado da frente e de saída através do lado de trás , perto da parte superior . Para esse estilo de caso , este acordo irá causar ar fresco para passar sobre a placa-mãe e CPU, e vai impedir que o ar quente de ser atraído de volta para o caso. Claro, nem todos os casos são em forma desta maneira, e se você estiver criando o seu próprio , um outro caminho lógico para o fluxo de ar pode apresentar-se . Em qualquer caso , no entanto , o facto de o ar quente sobe irá influenciar o fluxo de ar , independentemente da forma em geral , de modo ventilar o ar quente próximo do início do processo é quase certamente uma orientação a seguir .
2
Elaborar um posicionamento dos fãs no seu caso que reforçarão o fluxo de ar desejado e alvejam os componentes que necessitam de refrigeração especial. Tenha em mente as conclusões de testes completos por Icrontic que mostraram mais fãs não significam necessariamente uma melhor refrigeração ou fluxo de ar. Na verdade, a adição de fãs pode dificultar a eficácia do sistema através da introdução de fluxos turbulentos que se movem de ar quente em torno do caso, em vez de liberar isso. Todo fã acrescentou também apresenta um outro caminho para a poeira para entrar no caso, que irá degradar o desempenho de refrigeração do seu caso com o tempo. Além disso, o ruído produzido pelos fãs no seu caso não deve ser ignorado , a menos que você está projetando com arrefecimento como a mais alta prioridade.
3
Decida se cada fã em seu sistema deve estar virada ou para dentro , isto é, se ele vai empurrar o ar para o caso, ou puxar o ar para fora. Um caso de refrigeração documento de concepção pela AMD indica que para casos típicos, um exaustor traseiro empurrando o ar para fora é mais importante do que um fã de admissão. O equilíbrio entre a admissão e escape ventiladores e as suas capacidades de fluxo de ar ( tipicamente medido em centímetros cúbicos por minuto , ou CFM ) irá determinar se a pressão no interior da caixa é mais alta ou mais baixa do que a pressão ambiente da sala . De acordo com um artigo do Technibble , aumento da pressão dentro da caixa é geralmente melhor , porque o ar quente e poeira tendem a sair do caso por padrão. A pressão no caso e o fluxo de ar será afetado por quaisquer buracos no caso, incluindo as portas de E /S e drives ópticos , assim selar o seu caso ou adicionar furos de ventilação para controlar onde o ar pode escapar e entrar. Lembre-se que você quer que o ar flua através do seu caso, não mantê-lo cheio como um balão de ar quente, assim equilibrar seus esforços em direção a uma maior pressão interna com ventilação adequada. Os componentes que necessitam de refrigeração especial, como o CPU, placa gráfica ou discos rígidos , pode merecer um fã dedicado ingestão posicionado de modo a puxar o ar do lado de fora diretamente para eles , especialmente se você está fazendo overclock no sistema. Além disso, muitos desses componentes de alta de calor são projetados para , e deve ser usado com um dissipador de calor que tem um ventilador ligado dentro da caixa.
4
Teste sua configuração executando o computador através típico tarefas enquanto monitorando as temperaturas da CPU e outros componentes . A maioria das placas-mãe fazer a CPU e as temperaturas da placa-mãe disponível para o sistema operacional, para que você possa acompanhar o calor com ferramentas de software. Novos discos rígidos usando a tecnologia a SMART também relatam suas temperaturas para fins de monitoramento. Finalmente, você pode adicionar seus próprios termômetros , ou até mesmo usar uma câmera infravermelha , se você tiver um, para ter uma idéia melhor de como o fluxo de ar está se movendo de calor no seu caso. Execute os mesmos testes ao alterar a configuração dos fãs , você pode encontrar áreas que precisam de mais atenção, e você pode descobrir que alguns fãs são redundantes e não contribuem muito para a sua estratégia de resfriamento
.