1. Processador (CPU) CPU é o cérebro do seu computador desktop, responsável por executar instruções e processar dados. Escolha um processador com maior número de núcleos e velocidade de clock mais rápida para melhorar multitarefa e desempenho. Algumas boas opções para computadores desktop são processadores Intel Core i5 ou i7 ou processadores AMD Ryzen 5 ou 7.
2. Placa gráfica (GPU) Se você planeja usar seu desktop para jogos, edição de vídeo ou outras tarefas com uso intensivo de gráficos, uma placa gráfica dedicada é essencial. Para uso casual, uma GPU integrada pode ser suficiente. As opções populares incluem a série Nvidia GeForce GTX ou RTX e a série AMD Radeon RX.
3. Memória (RAM) A RAM armazena dados temporários e instruções que o processador precisa para acessar rapidamente. Para realizar multitarefas sem problemas e lidar com programas exigentes, procure um desktop com pelo menos 16 GB de RAM ou até 32 GB para tarefas intensivas.
4. Armazenamento (HDD/SSD) Dispositivos de armazenamento armazenam seus dados e sistema operacional. As unidades de disco rígido (HDDs) oferecem maior capacidade de armazenamento a um custo menor, mas são mais lentas que as unidades de estado sólido (SSDs). Para um desempenho mais rápido e melhor capacidade de resposta, um SSD é altamente recomendado, mesmo que tenha capacidade menor.
5. Placa-mãe A placa-mãe conecta todos os componentes do seu computador desktop. Escolha uma placa-mãe com o tipo de soquete correto para a CPU escolhida e com slots de expansão suficientes para atualizações futuras.
6. Unidade de fonte de alimentação (PSU) A PSU fornece energia para todos os componentes. Certifique-se de que ele tenha potência suficiente (geralmente 600-800 watts para a maioria das configurações de desktop) para suportar o hardware escolhido e quaisquer atualizações potenciais no futuro.
7. Resfriamento O resfriamento adequado é essencial para evitar o superaquecimento dos componentes e garantir confiabilidade a longo prazo. A maioria dos desktops vem com coolers de CPU pré-instalados, mas se você estiver fazendo overclock ou usando uma GPU de alto desempenho, considere ventiladores adicionais ou refrigeração líquida.
8. Caso O case abriga todos os componentes do seu desktop e oferece apelo estético. Escolha um gabinete com bom fluxo de ar, fácil acessibilidade e espaço suficiente para os componentes escolhidos.
9. Conectividade Considere o tipo e o número de portas necessárias para periféricos, como portas USB (USB 3.1 Gen 2 ou USB-C para velocidades de transferência mais rápidas), porta Ethernet para Internet com fio, capacidade Wi-Fi e portas de áudio para alto-falantes e microfones.
10. Sistema operacional Escolha um sistema operacional que atenda às suas preferências e necessidades. Windows e macOS são as opções mais populares, mas também existem distribuições Linux disponíveis. Alguns desktops pré-construídos podem vir com o sistema operacional pré-instalado, enquanto outros podem exigir que você o compre e instale separadamente.