O Pentium 4 foi esforço final, da Intel no reino de CPUs single-core . O Pentium 4 tinha uma memória on-die cache 8 a 16 KB . Apesar de não ser inexpressivo na época, o cache de nível do Pentium 4 foi um fator limitante para o seu desempenho. História
O cache de memória Pentium 4 é um local de memória na CPU usado para armazenar instruções a serem processados. O nome do nome do cache da CPU on-die foi alterada de cache L1 a Trace cache quando ele foi transferido para uma posição após a unidade de decodificação do processador.
Função
o Pentium 4 on-die cache de memória é um local de memória extremamente rápido usado pela CPU no mesmo sentido que a RAM é usada por uma placa-mãe . É armazenado e decodificado instruções conhecidas como microcódigo que estavam prestes a ser executado pela CPU.
Benefícios
O cache de memória Pentium 4 foi o primeiro a ser colocado depois do módulo de descodificação de instruções. o que significa que se havia laços de instrução em uma operação, as instruções para esse ciclo não precisa ser decodificado sobre cada vez que o loop ocorreu , uma vez que já foram decodificados e pronto para execução.
Tamanho
Pelos padrões de hoje , o tamanho do cache do Pentium 4 é muito carente de capacidade. Esta falta de memória cache significa que a CPU deve fazer mais chamadas para RAM para instruções de operação. Estas chamadas para RAM são o desempenho reduzindo , como a latência envolvida na transferência de dados da memória RAM é muito maior do que a partir do cache on-die .
Considerações
Muitas vezes esquecido , o tamanho do cache de qualquer CPU é de grande importância para prever o desempenho de um processador de computador . Embora o cache de nível Pentium 4 era muito limitado para os padrões atuais , era na época de seu lançamento mais que suficiente para a maioria das aplicações de computador.