Velocidade do processador têm aumentado consistentemente ao longo das últimas décadas . De acordo com a lei de Moore (a hipótese formulada pelo fundador da Intel, Gordon Moore em 1965 ) , a velocidade do processador dobra a cada 18 meses. No entanto, ao longo do tempo , o aumento da velocidade tem sido mais modesto e multiprocessamento é preferível a maior velocidade de operação em processadores individuais. Primeiros dias
chips de computador anteriores consistia de uma única unidade de processamento central (CPU) . Melhorias no desempenho do sistema foi alcançada através do aumento da frequência (ou velocidade) de funcionamento da CPU. Até 2005 , o aumento da velocidade de processamento , seguido de perto a Lei de Moore , superando em cerca de 3,8 gigahertz ( GHz) .
Atual tendência
Uma vez que cada geração do CPU também vem com mais transistores do que a geração anterior, o aumento da velocidade resulta diretamente em maior consumo de energia. Outras questões , como o encaminhamento do relógio em velocidades altas também limitar o aumento da velocidade. Portanto , os sistemas de usar múltiplas CPUs , cada uma das quais opera a uma velocidade menor e operar em paralelo.
Resumo
longo dos anos, devido à capacidade para embalar mais transistores em um único chip , tornou-se possível a velocidade de comércio para multiprocessamento e alcançar um melhor desempenho do sistema. Por exemplo, enquanto a velocidade de família de processadores Intel aumentou consistentemente a cerca de 3,8 GHz , as recentes I- 7 CPUs operar apenas em torno de 1,8 GHz .