? O processador Pentium foi introduzido pela Intel em 1993. O processador Pentium original tinha uma velocidade de núcleo de 60 ou 66 megahertz (MHz) , a segunda versão tinha velocidades do núcleo de 75 a 150 MHz . O Pentium foi capaz de executar duas instruções por ciclo de clock , tornando-se efetivamente duas vezes mais rápido que o processador anterior Intel486 . A Intel não mais produz o processador Pentium e não oferece suporte para ele . CPU Temperatura
Microprocessadores gerar calor quando estão em operação , devido ao efeito Joule, o processo de conversão de energia elétrica em calor. Temperatura Case, ou TC , é uma medida da temperatura do processador no centro, que normalmente é o ponto mais quente . Temperatura de junção , ou TJ , é a temperatura do silício sobre o componente . TC e TJ são normalmente muito semelhante para CPUs .
Pentium 60 a 66 MHz Processor
acordo com a Intel , os processadores Pentium 60-66 MHz não poderia operar com uma temperatura da junção acima de 100 graus Celsius ( 212 graus Fahrenheit ) .
processador Pentium de 75 MHz +
as versões mais recentes do processador Pentium dissipada menos calor do que o 60 a 66 MHz . Estas unidades necessário uma temperatura caso de entre 0 e 70 graus Celsius (32 a 158 graus Fahrenheit ) para uma operação adequada .
Refrigeração
Todas as versões do processador Pentium foram equipada com um dissipador de calor para fins de resfriamento. Um dissipador de calor é um pedaço de metal , tipicamente cobre , afixada à face de um componente que transfere o calor gerado pelo componente para o ar circundante . Intel ofereceu uma opção de pacote dissipador de calor , que poderia ajudar a baixar a temperatura do componente. O dissipador de calor necessário a temperatura do gabinete de cinco graus Celsius mais baixa nos processadores Pentium de 60 e 66 MHz . Portanto, a temperatura adequada para os processadores com o recurso de dissipador de calor foi inferior a 95 graus Celsius ( 203 graus Fahrenheit ) .
Importância
É vital que o caso temperatura e temperatura da junção da CPU ser mantido dentro da faixa operacional. Calor excessivo pode danificar gravemente o processador , bem como os componentes do computador circundantes . É raro que um processador de exceder a sua temperatura operacional , a menos que tenha sido overclock . Overclocking é o processo de definição da CPU para correr mais rápido do que o especificado a velocidade do clock do fabricante. Overclocking torna o processador opera a uma velocidade mais elevada , o que faz com que a utilização de mais energia , o que resulta em maior produção de calor . Os proprietários do computador pode evitar este superaquecimento por não overclock do processador ou a utilização de métodos de resfriamento adicionais.