O Atom N270 é uma unidade central de processamento que a Intel lançou no segundo trimestre fiscal de 2008. Como uma CPU, o Atom N270 é responsável por executar tarefas de computação , o que inclui a geração de sinais de controle , manipulação de dados e armazenamento de resultados. Os fabricantes de hardware geralmente usam CPUs Atom N270 em netbooks , que são dispositivos de computação pessoal que se assemelham a pequenos computadores laptop ou notebook . Velocidade do relógio
O Atom N270 CPU tem uma velocidade de clock de 1,6 gigahertz , que é igual a 1,6 bilhão de ciclos por segundo. Velocidade de relógio refere-se à taxa à qual a CPU pode completar um único ciclo de processamento . Em geral, uma CPU com velocidade de clock mais rápido permite que um computador para funcionar de forma mais suave em geral , em comparação com um processador com uma velocidade de clock mais lenta. No entanto, outros fatores, como nível 2 tamanho do cache e FSB de velocidade , influenciam o desempenho dos processadores .
Tamanho do cache L2
O Atom N270 tem um tamanho de cache L2 de 512KB . Também conhecido como um cache secundário, um cache L2 é um pequeno espaço de armazenamento que proporciona uma CPU com acesso de alta velocidade para dados usados com freqüência. Ao contrário da memória principal de um computador, que geralmente se baseia em DRAM , um cache L2 utiliza RAM estática ou SRAM . SRAM, em contraste com a DRAM , não exige refrescante regular para manter seus dados , razão pela qual um cache L2 pode fornecer dados para um CPU tão rapidamente.
Velocidade FSB
velocidade do barramento frontal refere-se à velocidade com que um FSB pode transmitir dados e para trás. Um FSB é um conjunto de fios que liga a CPU para o resto dos componentes de uma placa-mãe , que podem incluir soquetes, slots e portas . O FSB mais rápido a velocidade de um processador , mais rápido a CPU pode se comunicar com o hardware do computador e realizar operações . O Atom N270 CPU tem uma velocidade de FSB de 533 MHz , o que equivale a 533 milhões de ciclos por segundo.
Cores e Threads
No vocabulário de ciência da computação , o termos "core" e "thread" ambos referem-se parte integrante da CPU. Cores , que consistem em anéis magnéticos , permitem CPUs para interpretar e executar conjuntos de instruções . O Atom N270 é um processador single-core , o que significa que tem apenas um núcleo. Em comparação, o Atom N270 oferece duas threads. Threads referem-se a fluxos de resultados de processamento , que identificam processos específicos. Por ter dois tópicos , o Atom N270 pode automaticamente seqüência - ou passar para a próxima - conjunto de instruções depois de completar um conjunto de instruções anterior
Bus /Núcleo Relação
< . p> O Atom N270 CPU tem uma relação de ônibus /core de 12. Esta especificação refere-se à relação entre a velocidade de FSB uma CPU e a velocidade com que o núcleo de uma CPU pode operar . A proporção de ônibus /núcleo de uma CPU mais próximo estiver de 1, menor o tempo de um núcleo precisa esperar por um FSB e quanto mais rápido a CPU pode funcionar .