processos de computador são medidos a uma taxa de ciclos por segundo. Esta taxa de desempenho, muitas vezes quantificados em hertz , é muitas vezes incompreendido . É errado pensar que um ciclo é a execução de uma instrução ou de cálculo. A maioria das instruções ou operações realizados por um processador levar vários ciclos para completar . Um dos processos mais intenso é o ciclo de operação de ponto flutuante . Operações de ponto flutuante , falhanços, são manipulações matemáticas de ponto flutuante - números que envolvem um ponto decimal - cálculos. Instruções
1
Determinar o número de ciclos de uma operação de ponto flutuante leva . Esta informação está disponível a partir do fabricante da CPU em suas páginas de documentação do produto e de sua documentação de impressão. Intel fornece manuais do desenvolvedor de software livre , mediante solicitação para praticamente todas as suas arquiteturas de CPU .
2
Tome a recíproca dos ciclos necessários para uma operação de ponto flutuante. Por exemplo, se leva quatro ciclos para realizar uma operação de médio ponto flutuante , a recíproca será de 1 /4.
3
Multiplique isso por a velocidade do clock do processador. O resultado desse cálculo é a FLOPS máximo teórico de que a CPU é capaz.