Não, a maioria dos processadores não é
Almovado em um pacote de chip de molho (pacote duplo em linha). Os pacotes de dip eram comuns para microprocessadores anteriores e circuitos integrados mais simples, mas são amplamente obsoletos para as CPUs e GPUs modernas.
Aqui está o porquê:
*
contagem de pinos: Os processadores modernos têm um número muito maior de pinos do que um pacote de mergulho pode praticamente acomodar. Um pacote de mergulho é limitado pelo número de pinos que podem caber ao longo de seus dois lados.
*
desempenho: Os pacotes DIP não oferecem o desempenho elétrico necessário (integridade do sinal, dissipação térmica) para processadores de alta velocidade. Os longos fios de pacotes de mergulho introduzem indutância e capacitância, que degradam a qualidade do sinal em altas frequências.
* densidade
: Os pacotes de mergulho ocupam muito espaço em uma placa de circuito. Os processadores modernos requerem embalagens muito mais compactas para obter maior densidade de integração.
*
Dissipação de calor: Os pacotes de dip não são eficientes em conduzir o calor para longe da morte do processador. Os processadores modernos geram muito calor e requerem soluções mais avançadas de gerenciamento térmico.
pacotes de processadores modernos comuns: *
lga (matriz de grade terrestre): Os pinos estão no soquete da placa -mãe e o processador possui almofadas planas (terras) que fazem contato. Comum para CPUs de mesa.
*
pga (matriz de grade de pinos): Os pinos estão no pacote do processador que se insere no soquete da placa -mãe.
*
bga (matriz de grade de bola): As bolas de solda prendem o processador diretamente à placa de circuito. Comum para laptops, dispositivos móveis e GPUs. O pacote é soldado no quadro e não pode ser facilmente removido.
*
qfp (pacote quad planil): Os leads se estendem dos quatro lados da embalagem. Menos comum para as CPUs, mas pode ser encontrado em alguns sistemas incorporados.
Em resumo, os pacotes de mergulho são uma relíquia do passado para as CPUs modernas. Você os encontrará em eletrônicos mais antigos ou mais simples, mas não nos principais processadores de computadores, smartphones ou consoles de jogos.