Se o desempenho da sua CPU for significativamente menor que um sistema de referência comparável, existem várias causas em potencial e etapas de solução de problemas que você pode tomar para melhorar o desempenho. Estes podem ser amplamente categorizados como:
1. Problemas de software: *
Malware/varredura do vírus: Execute uma digitalização completa do sistema com um programa de antivírus e antivírus respeitável. O malware pode afetar significativamente o desempenho da CPU consumindo recursos em segundo plano.
*
Processos de fundo: Verifique seu gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+ESC no Windows, Monitor de atividades no macOS) para identificar processos que consomem recursos excessivos da CPU. Encerrar aplicativos desnecessários ou de consumo de recursos.
*
Drivers desatualizados: Drivers de dispositivo desatualizados ou corrompidos (especialmente drivers gráficos) podem levar a gargalos de desempenho. Atualize todos os drivers do site do fabricante.
*
programas de inicialização sobrecarregados: Muitos programas são lançados automaticamente na inicialização, consumindo recursos mesmo quando não são usados ativamente. Desative programas de inicialização desnecessários. (Isso geralmente é feito através da guia de inicialização do gerente de tarefas ou de uma configuração de sistema semelhante.)
*
problemas do sistema operacional: Um sistema operacional corrompido ou fragmentado pode impedir o desempenho. Considere a execução de um verificador de arquivo do sistema (digitalização SFC no Windows) ou utilitários de limpeza/desfragmentação de disco. Um sistema operacional limpo é um último recurso.
*
Software intensivo em recursos: Algumas aplicações são inerentemente intensivas em recursos. Se um programa específico estiver causando a desaceleração, considere atualizá -lo, usar uma alternativa mais leve ou otimizar suas configurações.
*
Atualizações do Windows: Verifique se o seu sistema operacional está totalmente atualizado. As atualizações geralmente incluem melhorias de desempenho e patches de segurança.
2. Problemas de hardware: *
superaquecimento: Uma CPU em funcionamento muito quente acelerará seu desempenho para evitar danos. Verifique sua temperatura da CPU usando o software de monitoramento (como HWmonitor ou Temp do núcleo). Certifique -se de resfriamento adequado (ventiladores limpos, fluxo de ar suficiente, pasta térmica aplicada adequadamente).
*
acúmulo de poeira: A acumulação de poeira no caso do seu computador pode restringir o fluxo de ar e causar superaquecimento. Limpe o interior do seu computador completamente.
*
Falha no hardware: Um disco rígido com falha, módulo RAM ou outro componente pode afetar significativamente o desempenho geral do sistema. Execute o diagnóstico da memória (como o Windows Memory Diagnostic ou Memtest86) e as verificações de saúde do disco rígido (como o Crystaldiskinfo).
*
problemas de fonte de alimentação: Uma unidade de fonte de alimentação insuficiente ou com falha (PSU) pode não fornecer energia suficiente para a CPU, levando a quedas de instabilidade e desempenho. Verifique a potência da PSU e verifique se é adequado para os componentes do seu sistema.
*
degradação da CPU: Com o tempo, as CPUs podem se degradar, embora isso seja menos comum. Se você tem o sistema por vários anos, é uma possibilidade, mas geralmente menos provável que o software ou problemas térmicos.
3. Configurações do BIOS/UEFI: *
Configurações de energia: Verifique suas configurações de BIOS/UEFI para obter opções de gerenciamento de energia. Verifique se os modos de economia de energia não estão limitando agressivamente o desempenho da CPU. Procure configurações relacionadas ao desempenho da CPU, limites de energia ou aumento do turbo.
Solução de problemas de etapas: 1.
comece com o software: Abordar os problemas potenciais de software primeiro, pois esses são os culpados mais comuns.
2.
Monitore a temperatura da CPU: Verifique se a sua CPU está superaquecendo.
3.
Execute o diagnóstico: Teste sua RAM e disco rígido quanto a erros.
4.
Verifique a fonte de alimentação: Verifique se o seu PSU é suficiente para os requisitos de energia do seu sistema.
5.
Considere atualizações de hardware: Se os problemas de software e térmicos forem descartados, uma atualização de hardware (como mais RAM ou um SSD mais rápida) poderá ser necessária. Mas isso só é justificado após a solução completa dos pontos acima.
Antes de tentar correr hardware, faça backup de seus dados importantes. Se você se sentir desconfortável executando essas etapas, consulte um técnico de computador.