A maioria dos processadores Intel modernos (arquitetura x86-64) implementa um
logicamente plana modelo de memória. Isso significa que o programador vê um único espaço de endereço contíguo, independentemente da organização da memória física. O sistema operacional e a unidade de gerenciamento de memória (MMU) lidam com a tradução entre endereços virtuais (vistos pelo programador) e endereços físicos (onde os dados realmente residem na RAM).
É crucial entender a distinção:
*
logicamente plano: O programador interage com um único espaço de endereço grande. Eles não precisam gerenciar explicitamente diferentes segmentos de memória ou bancos. É isso que a maioria das pessoas quer dizer quando diz "modelo de memória plana".
*
fisicamente plano: Isso significaria que a própria memória física é um bloco único e contíguo. Este não é * o caso nos sistemas modernos. A memória física é frequentemente fragmentada e espalhada por vários módulos.
Portanto, enquanto os processadores Intel apresentam um modelo de memória plana * para o programador, a organização de memória física subjacente não é plana. O MMU é responsável pela ilusão de um espaço de endereço plano.