Os processos finais no gerenciador de tarefas podem ser arriscados se você não souber o que está fazendo, pois isso pode levar à instabilidade do sistema ou à perda de dados. Geralmente, não é recomendado a processos aleatórios, a menos que você tenha certeza absoluta de identidade e função deles. Em vez de matar processos, concentre -se em identificar a *causa *da desaceleração *.
Aqui está um colapso de como abordar esse problema:
1. Identifique os culpados: Não apenas olhe para o número de processos; Veja *Uso de Recursos *. Gerenciador de tarefas (na guia Detalhes) mostra o uso da CPU, memória, disco e rede para cada processo. Os que consumem mais recursos são seus principais suspeitos.
*
CPU: O alto uso da CPU significa que um processo está usando muito o seu processador. Essa é frequentemente a causa da lentidão geral.
* Memória: Uso de alta memória significa que um processo está usando muita RAM. Se a memória estiver no máximo, seu computador começará a trocar pelo disco rígido, causando desacelerações significativas.
*
disco: O alto uso de disco indica que um processo está constantemente lendo ou escrevendo no seu disco rígido. Isso é comum em tarefas com uso intensivo de disco, como desfragmentação ou transferências de arquivos grandes.
*
Rede: O uso de alto uso da rede aponta para um processo que está constantemente enviando ou recebendo dados pela rede. Isso pode ser um programa baixando ou carregando um arquivo grande ou uma infecção por malware.
2. Reconhecer processos familiares: Muitos processos têm nomes facilmente reconhecíveis. Por exemplo:
* `explorer.exe`:isso é essencial; Ele executa o gerenciador de arquivos do Windows Explorer.
Não termine isso. * `Chrome.exe` ou` firefox.exe`:seu navegador da web. O alto uso aqui é provavelmente devido a muitas guias, extensões ou um site com uso intensivo de recursos. Fechar guias ou extensões desnecessárias.
* `svchost.exe`:este é um processo de host para vários serviços do Windows. Várias instâncias são normais. Terminar um aleatoriamente pode causar problemas.
* `System`:este é um processo principal do Windows.
Nunca termine isso. * Processos específicos do aplicativo:você verá processos relacionados aos programas que está usando ativamente.
3. Investigue processos suspeitos: Se você vir processos com nomes desconhecidos, especialmente aqueles que consomem recursos significativos, sejam cautelosos. Procure o nome do processo on -line (inclua a extensão `.exe`) para determinar seu objetivo. Se você encontrar informações conflitantes ou suspeitar malware, execute uma varredura de vírus.
4. Reinicie em vez de matar: Antes de recorrer aos processos de final, tente reiniciar o programa associado ao uso de alto recurso. Isso geralmente esclarece questões temporárias. Se o problema persistir, você pode considerar encerrar o processo.
5. Quando (e como) terminar um processo (use com extrema cautela!): *
Somente os processos finais você * positivamente * identifique como causar problemas e cuja rescisão não causará instabilidade imediata do sistema. *
Clique com o botão direito do mouse no processo no gerenciador de tarefas e selecione "Tarefa final". Isso dá ao processo a chance de desligar graciosamente.
*
Esteja preparado para possíveis consequências: O programa pode se tornar instável ou perder dados não salvos. Na pior das hipóteses, pode ser necessário reiniciar o computador.
Melhores alternativas aos processos de matança: *
Fechar programas desnecessários: A solução mais simples é geralmente fechar os programas que você não está usando ativamente.
*
Reinicie o seu computador: Um reinício geralmente esclarece problemas temporários e libera os recursos do sistema.
*
Execute uma varredura de vírus: O malware pode afetar significativamente o desempenho.
*
Verifique o espaço do seu disco: Um disco rígido completo pode causar desacelerações.
*
Atualize seus drivers: Os motoristas desatualizados podem causar conflitos e problemas de desempenho.
*
Aumente a RAM: Se o seu sistema funcionar constantemente em RAM, a atualização de sua memória é um bom investimento.
em suma: Não mate aleatoriamente processos. Concentre -se em * Por que * seu computador é lento e aborda a causa raiz. Se você ainda não tiver certeza sobre um processo, é sempre mais seguro deixá -lo em paz ou pedir ajuda a alguém experiente.