Muitas CPUs modernas são multicore. É difícil dar uma lista exaustiva, pois novos modelos são lançados constantemente, mas aqui estão exemplos de diferentes fabricantes e em vários preços e aplicativos:
*
Intel: Os processadores Intel Core i3, i5, i7, i9, Xeon (servidor de grau de servidor) vêm em versões de vários núcleos. Por exemplo, um Intel Core i5-13600K possui 14 núcleos (6-Cores + 8 e-núcleos). Muitos processadores Intel mais antigos também tiveram vários núcleos.
*
AMD: Os processadores de AMD Ryzen 3, 5, 7, 9 e Threadripper (de ponta) são todos multi-core. Por exemplo, um AMD Ryzen 9 7950x3D possui 16 núcleos. Os processadores EPYC da AMD são suas ofertas de servidores com vários núcleos.
*
Apple: Os chips M1, M2 e M-Series da Apple encontrados em Macs e iPads são todos sistemas de vários núcleos em um chip (SOCs), integrando a CPU, GPU e outros componentes. Por exemplo, o Apple M2 Max possui 12 núcleos.
*
CPUs baseadas em braço: Muitos smartphones, tablets e sistemas incorporados usam CPUs multi-núcleo baseadas em ARM de vários fabricantes como a Qualcomm (Snapdragon), MediaTek e Samsung Exynos. Eles geralmente têm de 2 a 8 núcleos.
Essencialmente, se você comprar uma CPU relativamente moderna para um desktop, laptop ou mesmo um smartphone de ponta, é muito provável que seja multi-core. As CPUs de núcleo único estão agora amplamente confinadas a sistemas incorporados de baixa potência ou tecnologia mais antiga.