Não há uma resposta definitiva única para a pergunta do primeiro computador para usar circuitos integrados (chips de computador feitos de transistores). A transição aconteceu gradualmente, com diferentes máquinas incorporando ICS em diferentes estágios de desenvolvimento.
Enquanto alguns computadores iniciais usavam transistores discretos (transistores individuais, não integrados em um chip), os primeiros computadores para usar * circuitos integrados * foram experimentais e não amplamente utilizados máquinas de uso geral. A identificação de uma máquina específica é difícil devido ao desenvolvimento sobreposto e às diferentes definições do que constitui um "computador" naquele momento.
Em vez de um único "Primeiro", o final da década de 1950 e o início da década de 1960 viu a adoção incremental de circuitos integrados em vários sistemas experimentais e militares. Esses sistemas não substituíram necessariamente a tecnologia anterior de uma só vez, mas gradualmente incorporaram os ICs, onde ofereceram vantagens.