É difícil dizer definitivamente qual foi o * primeiro processador não servidor * absoluto * com um cache L3, pois a tecnologia foi desenvolvida e implementada gradualmente em diferentes famílias de processadores.
No entanto, alguns concorrentes iniciais para os primeiros processadores não servidores com caches L3 incluem:
*
Intel Core 2 Duo (Penryn): Essa família de processadores, lançada no final de 2007, foi uma das primeiras a apresentar um cache L3 de Liding em toda a família, incluindo variantes de desktop e móveis.
*
AMD Phenom II: Introduzido em 2009, essa família de processadores também contou com um cache L3 L-Die para versões de desktop e móveis.
É importante observar que:
*
Antes desses lançamentos, algumas CPUs, como o Intel Core 2 Extreme e AMD Athlon 64 FX, já possuíam caches L3, mas estes foram direcionados principalmente para aplicativos de desktop e servidor de ponta. *
As implementações iniciais dos caches L3 não eram tão comuns nem grandes quanto são hoje. Portanto, enquanto o primeiro processador exato não servidor com um cache L3 permanece discutível, o
Intel Core 2 Duo (Penryn) e o Fenômeno AMD II As famílias representam algumas das implementações mais antigas e mais impactantes dos caches L3 em processadores não servidores.