A velocidade de um processador (medida em gigahertz ou GHz) é apenas um fator a considerar ao determinar seu desempenho. Outros fatores incluem:
*
Número de núcleos: Um processador com mais núcleos pode realizar mais tarefas simultaneamente.
*
Tamanho do cache: O cache é uma pequena quantidade de memória de alta velocidade que pode armazenar dados e instruções acessados com frequência. Um cache maior pode melhorar o desempenho, reduzindo o número de vezes que o processador precisa acessar a memória principal.
*
Microarquitetura: A microarquitetura refere-se ao design do próprio processador. Algumas microarquiteturas são mais eficientes que outras e podem atingir desempenho superior na mesma velocidade de clock.
Em geral, uma velocidade de clock mais alta é melhor, mas apenas até certo ponto. Os ganhos de desempenho mais perceptíveis são normalmente encontrados entre 2,0 GHz e 3,0 GHz. Após 3,0 GHz, os benefícios de desempenho de velocidades de clock mais altas começam a diminuir e outros fatores se tornam mais importantes.
Na maioria dos casos, um processador dual core de 1,5 GHz será mais eficiente do que um processador single core de 3,0 GHz. O processador dual core pode lidar com mais tarefas simultaneamente e isso pode levar a um melhor desempenho geral. No entanto, se você estiver executando apenas aplicativos ou jogos de thread único, um processador de núcleo único de 3,0 GHz pode ser uma escolha melhor.
Em última análise, o melhor processador para você dependerá de suas necessidades e orçamento específicos.