A principal causa de computadores com defeito na primeira geração (aproximadamente 1940-1950s) foi
não confiabilidade dos componentes . Isso se manifestou de várias maneiras:
*
Tubos de vácuo: Estes eram propensos a superaquecer e queimar, levando a falhas frequentes. A vida útil deles foi relativamente curta e a substituição de um tubo queimado foi um processo demorado.
*
Solda e fiação ruim: O grande número de conexões nessas máquinas iniciais significava que solda com defeito ou fios soltos eram ocorrências comuns, causando shorts, intervalos e outros problemas.
*
relés mecânicos: Alguns computadores iniciais usaram relés para trocar os circuitos, que eram suscetíveis de desgaste e problemas de rasgo e contato.
*
Detecção e correção de erro limitado: Os computadores de primeira geração careciam de mecanismos sofisticados de detecção e correção de erros. Isso significava que os erros poderiam ser detectados e se propagam, levando a resultados incorretos.
Embora os bugs de software certamente existissem, a falta de confiabilidade do hardware era de longe a razão dominante para os computadores de primeira geração. Os sistemas eram simplesmente muito frágeis e propensos a falhas físicas.