Intel mudou muito sua oferta de produtos móveis da CPU com o lançamento da linha Core Duo em 2006. O Core Duo trouxe um novo nível de poder de computação móvel , colocando dois processadores em um único pacote , onde o Pentium M tinha apenas um . No entanto, este aumento de potência não é sem seus compromissos. Um vs Núcleo Dois
Como o nome indica , o Core Duo tem dois núcleos de processador , enquanto o Pentium M tem apenas um. Ter dois núcleos de processador beneficia muito multitarefa. Mesmo se você está apenas trabalhando ativamente em um projeto , o computador é muitas vezes fazendo muitas coisas ao mesmo tempo , que poderia ser o download de um filme, ouvir música , e varredura de vírus tudo isso enquanto você estiver navegando na web. Essas tarefas são distribuídas de forma inteligente entre os dois núcleos do processador , permitindo a operação geral do computador para se sentir mais suave. Além disso , alguns aplicativos famintos de poder , como o Photoshop são multi -threaded, o que lhes permite utilizar os dois núcleos do processador simultaneamente para a velocidade acrescentou.
Autocarro Velocidades
Enquanto o ônibus máximo velocidade suportada pelos processadores Pentium M é 533MB/seg , os processadores core Duo pode lidar com uma velocidade máxima de bus de 667 MB /seg. Em um computador, a velocidade do barramento influencia a velocidade com que a informação pode ser movida de um dispositivo para outro (a partir do disco rígido, a memória RAM, a CPU, por exemplo). Isso aumenta a velocidade geral do computador , não importa o que está sendo utilizado.
Calor
O mais rápido processador Pentium M, o Pentium M 780 , tem um design térmica máxima (TDP ) de 27 watts, enquanto o mais rápido core Duo, o core Duo T2700 , tem um TDP máximo de 31 watts. O TDP de um processador é a quantidade de energia que deve ser dissipada pelo dissipador de calor do processador e ventilador, e estes números mostram que o Core Duo pode ser de até 14 por cento mais quente do que o Pentium M. Na prática, você não são susceptíveis de notar uma diferença tão pequena.
Battery Life
Tanto o Pentium M e core Duo estão disponíveis em Baixa Tensão (LV) e Ultra Low Voltage ( ULV ) configurações , mas ambos são raros. As configurações padrão são mais comuns , e se você não vê um LV ou ULV no número do modelo do seu processador, você deve assumir que você tem a versão standard. O padrão Core Duo e Pentium M ambos exigem um máximo de cerca de 1,3 volts de energia , tornando a sua empate na bateria de um laptop mais ou menos igual .
Desempenho no Mundo REAL
Embora a natureza dual-processor dos resultados core Duo em um desempenho mais rápido durante a multitarefa, o seu desempenho em qualquer aplicação única será mais ou menos igual a um semelhante -clocked Pentium M a menos que o aplicativo é multi -threaded. Em uma aplicação multi-threaded , que usa os dois núcleos do processador simultaneamente, o Core Duo é mais rápido . Por exemplo, quando a codificação de arquivos de música no formato Windows Media , o Core Duo é de aproximadamente 60 por cento mais rápido do que o Pentium M.