? Uma tomada LGA é o ponto de conexão para uma unidade de processamento central (CPU) para caber em uma placa-mãe. A LGA significa Land Grid Array, e para processadores Intel, é geralmente seguido por um número que indica quantos pinos estão no soquete. Quando a CPU é inserido no soquete, os pinos na parte inferior da tomada line-up com os buracos que cobrem contatos elétricos do CPU e uma conexão elétrica (e barramento de dados ) é feita. Especificações para compatibilidade
Além de especificar quais CPUs irá trabalhar com que placas-mãe , a especificação LGA é também um indicador de quão grande é o soquete físico é na placa-mãe e quanto espaço é necessário para montar uma dispositivo de resfriamento sobre a CPU. CPUs modernas precisam extensa refrigeração para remover o calor residual . Não fazer isso pode causar instabilidade no sistema ou fazer com que o CPU a falhar catastroficamente . Coolers vai especificar quais LGA tamanho (s) tomada eles trabalham com , muitos pode ser configurado para trabalhar com bases de diferentes tamanhos
Benefícios da LGA Sockets
LGA . soquetes de reduzir os custos de fabricação de fazer CPUs pronto para inserção ; , colocando os pinos no soquete da placa-mãe , a etapa pode ser eliminada durante a execução de CPUs por meio de testes de controle de qualidade . Há um benefício do consumidor auxiliar : se um pino quebra ao inserir um CPU , é geralmente menos caro para substituir uma placa-mãe que é para substituir um CPU. Soquetes LGA também permitir mais pontos de contato elétrico , o que permite a entrada de tensão mais estável para a CPU. No entanto, as tolerâncias gerais para equipamentos de informática são robustos o suficiente para que que qualquer aumento na confiabilidade são difíceis de medir.
Gerações de LGA Sockets
O primeiro LGA soquetes foram usados em meados dos anos 1990 para os processadores do servidor. Eles se tornaram um padrão Intel ( e um contraste com os mais velhos soquetes Pin Grid Array usado pela AMD ), em 2004 , com a introdução de soquete LGA 775 com o Pentium IV , que foi chamado soquete T. Ele foi rapidamente seguido pelo Xeon LGA socket, o LGA 771, e comercializado como o soquete LGA J. a 775/771 soquetes foram substituídos por LGA 1366 soquetes para sistemas high-end, e com o soquete LGA 1156 para o i3, i5 e i7 CPUs para sistemas finais mais baixos. O soquete LGA 1156 integra circuito controlador de memória adicional para a própria tomada como uma medida de redução de custos .
Uso atual
Intel começou a transição de soquete LGA 1156 para seu sucessor , tornando o LGA 1156 um dos sockets de CPU menor viveram na história da Intel. A partir de janeiro de 2011, a Intel anunciou o LGA 2011 para placas-mãe que sai no terceiro trimestre de 2011. Ao contrário da Intel , que fez uma transição completa para interfaces de LGA , a AMD libera apenas um punhado de seus processadores com essa configuração. O resto no tradicional formato de Pin Grid Array (PGA ), onde os pinos descem do CPU.