Não há uma receita única para "tinta mágica" porque o efeito que você está buscando determina os ingredientes. "Magic Ink" geralmente se refere a tintas que revelam mensagens ocultas, mudam de cor ou aparecem/desaparecem sob certas condições. Portanto, os ingredientes variam muito, dependendo do efeito desejado.
Aqui estão alguns exemplos, mostrando as diferentes abordagens:
Para tinta invisível: *
suco de limão: Um clássico! O ácido no suco de limão enfraquece as fibras de papel, tornando a escrita visível quando aquecida (por exemplo, com um ferro ou secador de cabelo).
*
leite: Semelhante ao suco de limão, o leite deixa um resíduo que doure quando aquecido.
*
Solução de bicarbonato de sódio: Isso pode ser revelado usando um ácido fraco como suco de uva.
Para tinta de mudança de cor: *
Indicadores e ácidos/bases: Um indicador de pH como o suco de repolho roxo mudará de cor, dependendo de ser exposto a um ácido ou base. Você pode escrever com o indicador e revelar a mensagem aplicando uma solução de vinagre (ácido) ou bicarbonato de sódio (base).
*
corantes sensíveis ao calor: Certos corantes mudam de cor quando expostos ao calor. Isso geralmente é usado em itens de novidade.
Para as tintas que aparecem/desaparecem: *
corantes especiais e luz UV: Alguns corantes são visíveis apenas sob luz ultravioleta (UV).
*
Pigmentos termocrômicos: Esses pigmentos mudam de cor com a temperatura.
em suma: Não há poção mágica. Você precisa definir o que "mágica" deseja que a tinta faça e, em seguida, escolha os produtos químicos e técnicas apropriados para alcançar esse efeito. Você provavelmente precisará de algum conhecimento básico de química para trabalhar com alguns desses ingredientes com segurança e eficácia.