Atualmente, não há uma tinta de impressora de computador disponível comercialmente que * nunca * seca. Todas as tintas, mesmo as formuladas para fins de arquivo, acabarão por degradar e perder sua vibração e capacidade de imprimir claramente por um período muito longo. A taxa de degradação depende fortemente da química da tinta, das condições de armazenamento (temperatura, umidade, exposição à luz e ao ar) e do tipo de papel usado.
No entanto, existem várias abordagens destinadas a prolongar a vida útil e reduzir o problema de secagem:
*
tintas baseadas em pigmentos: Essas tintas tendem a ser mais resistentes ao desbotamento e secagem do que as tintas à base de corante, porque as partículas de pigmento são menos suscetíveis à oxidação e evaporação. Eles também geralmente produzem impressões mais duráveis.
*
Formulações especializadas: Alguns fabricantes estão constantemente desenvolvendo novas formulações de tinta que incorporam componentes para minimizar a evaporação e impedir o entupimento.
*
Cartuchos selados: Cartuchos projetados com vedações aéreas e exposição mínima ao ar dentro do próprio cartucho ajudam a prolongar a vida útil da tinta.
*
Design de cartucho aprimorado: Designs melhores minimizam o ar entrando no cartucho e ajudam a impedir que a tinta seque na cabeça da impressão.
Embora uma tinta verdadeiramente "nunca seca" não seja viável no momento, os avanços em andamento na tecnologia de tinta estão levando a tintas com vida útil significativamente mais longa e uma melhor resistência à secagem. O foco continua em minimizar a secagem, em vez de eliminá -lo completamente.