As impressoras de etiquetas usam várias tecnologias para imprimir imagens e texto em etiquetas adesivas. Aqui está um colapso dos métodos comuns:
1. Impressão de transferência térmica: *
como funciona: Este método usa uma fita (fita de tinta) e calor. A cabeça da impressora aquece elementos específicos, transferindo a tinta da fita para o material da etiqueta. A fita é crucial; Não é como o jato de tinta onde a própria impressora contém a tinta.
*
Vantagens: Produz rótulos de alta qualidade, duráveis e à prova de manchas que podem suportar condições adversas. Bom para códigos de barras, imagens detalhadas e etiquetas que precisam durar muito tempo.
*
Desvantagens: Requer o uso de fitas de tinta consumíveis, o que aumenta o custo de execução. Os rótulos geralmente são adequados apenas para certos tipos de material projetados especificamente para funcionar com a transferência térmica.
2. Impressão térmica direta: *
como funciona: Este método usa material de etiqueta sensível ao calor. A cabeça da impressora aquece diretamente o papel, causando uma reação química que escurece o papel e cria a impressão. Nenhuma fita de tinta é necessária.
*
Vantagens: É possível operar (sem fitas de tinta) e impressoras menores e mais portáteis. Velas de impressão mais rápidas em comparação com a transferência térmica.
*
Desvantagens: Os rótulos impressos são menos duráveis do que os produzidos pela impressão de transferência térmica; Eles são suscetíveis a desbotamento, manchas e danos causados pelo calor, luz solar e umidade. Não é ideal para armazenamento a longo prazo ou ambientes severos. O material da etiqueta em si é especializado e limitado em suas opções.
3. Impressão a laser: *
como funciona: Semelhante às impressoras a laser para papel, elas usam um feixe a laser para carregar um tambor fotossensível. As partículas de toner aderem às áreas carregadas e são transferidas para o rótulo. Uma unidade do fusor derrete o toner no material da etiqueta, fixando a imagem.
*
Vantagens: Impressões de alta qualidade e nítidas. Pode lidar com uma variedade maior de materiais de etiqueta.
*
Desvantagens: Impressoras mais caras e custos de funcionamento potencialmente mais altos em comparação com métodos térmicos. Velocidades de impressão mais lentas em comparação com térmicas diretas. Tecnologia mais complexa.
4. Impressão a jato de tinta: *
como funciona: Como impressoras a jato de tinta para papel, essas pequenas gotículas de tinta na superfície da etiqueta.
*
Vantagens: Pode produzir rótulos vibrantes e coloridos. Versátil com opções de material de etiqueta.
*
Desvantagens: Pode ser mais lento do que outros métodos. A tinta pode borrar, especialmente em certos materiais. Os cartuchos de tinta são um custo de corrida.
Independentemente do método de impressão, a maioria das impressoras de etiquetas compartilham recursos comuns: *
Imprimir cabeça: O componente que aplica a tinta ou o calor ao rótulo.
*
Feed de mídia: Um mecanismo para alimentar o rótulo rola na impressora.
*
sensor de etiqueta: Garante a colocação precisa do rótulo e impede a impressão desalinhada.
*
Sistema de controle: Processa dados e envia instruções para a cabeça de impressão.
*
conectividade: USB, Ethernet, Wi-Fi ou outras interfaces para conexão com um computador ou rede.
A escolha do método de impressão depende dos requisitos do aplicativo para qualidade de impressão, durabilidade, velocidade, orçamento e o tipo de etiquetas que estão sendo usadas.