A tinta sangrando na impressão, onde a tinta se espalha além da área pretendida, pode ter várias causas, geralmente relacionadas a uma combinação de fatores:
Causas relacionadas à tinta: *
baixa viscosidade: A tinta que é muito fina se espalhará facilmente, levando ao sangramento. Isso pode ser devido à formulação incorreta da tinta, mistura incorreta ou ao uso de tinta antiga e degradada.
*
Alto conteúdo de solvente: O alto teor de solvente na tinta pode aumentar sua fluidez e contribuir para o sangramento, especialmente em substratos absorventes.
*
Compatibilidade incorreta de substrato de tinta: A tinta pode não ser compatível com o tipo de papel ou material de impressão que está sendo usado. Alguns documentos são mais absorventes do que outros, causando a inabalável e se espalham. Os papéis revestidos geralmente lidam com a tinta melhor do que os papéis não revestidos.
*
Aditivos inadequados de tinta: A presença de aditivos de tinta insuficiente ou incorreto pode afetar suas características de viscosidade e fluxo.
Imprimir causas relacionadas ao processo: *
pressão excessiva: A aplicação de muita pressão durante a impressão força a tinta a se espalhar além das áreas definidas. Isso é especialmente verdadeiro com a serigrafia e a tipografia.
*
problemas de malha de tela (impressão de tela): Uma malha de tela desgastada, danificada ou inadequadamente tensionada na impressão da tela permitirá que a tinta infiltá -lo através de áreas indesejadas.
*
Problemas de placa (impressão deslocada): As placas de impressão danificadas ou desgastadas na litografia de deslocamento podem levar ao sangramento da tinta.
*
ganho de ponto (impressão offset): O ganho de ponto refere -se a um aumento no tamanho dos pontos impressos, especialmente perceptíveis em meios. O ganho de ponto excessivo faz com que as imagens pareçam enlameadas e podem levar ao sangramento. Isso geralmente é resultado de problemas com o processo de criação de prensa ou placas.
*
Configurações de impressão incorretas: A pressão e o tempo do processo de impressão podem afetar a transferência de tinta e levar ao sangramento.
*
Impressão de alta velocidade: A execução da imprensa de impressão muito rápido pode não permitir tempo suficiente para a tinta secar antes que a próxima impressão seja feita, levando a manchas e sangramento.
*
Temperatura e umidade: A temperatura extrema e a umidade podem afetar a viscosidade da tinta e causar problemas.
Causas relacionadas ao substrato: *
alta porosidade/absorção de substrato: O papel ou outros materiais de impressão que são absorventes demais desenharão rapidamente a tinta, fazendo com que ela se espalhe.
*
Artigo não revestido ou de baixa qualidade: Os papéis não revestidos tendem a absorver a tinta mais rapidamente do que os papéis revestidos.
*
Substrato danificado ou áspero: As imperfeições na superfície do material de impressão podem criar canais para a tinta sangrar.
Outras causas: *
secagem inadequada de tinta: O tempo de secagem insuficiente entre os passes de impressão pode causar manchas e sangramentos. Isso geralmente é exacerbado pela alta umidade.
*
Limpeza inadequada do equipamento de impressão: O acúmulo de tinta residual em placas de impressão ou rolos pode levar à contaminação e sangramento.
Identificar a causa específica de tinta sangrada requer um exame cuidadoso do processo de impressão e dos materiais utilizados. Muitas vezes, é uma combinação desses fatores, em vez de uma única causa.