As impressoras não usam linguagens da mesma maneira que os seres humanos ou computadores fazem para programação geral. Em vez disso, eles usam linguagens de controle de impressora (PCLS) para receber e interpretar instruções para impressão. Esses idiomas são essencialmente conjuntos de comandos que dizem à impressora o que fazer - onde colocar texto e imagens, quais fontes usar, etc.
Vários PCLs são comuns, incluindo:
*
PostScript (ps): Uma linguagem poderosa de descrição da página que é altamente versátil e capaz de lidar com gráficos e fontes complexas. Frequentemente usado em impressoras de ponta.
*
Linguagem de comando da impressora (PCL): Uma série de idiomas desenvolvidos pela HP, com várias versões (por exemplo, PCL 5, PCL 6). Amplamente utilizado e relativamente simples.
*
ZPL (linguagem de programação da zebra): Projetado especificamente para impressoras de etiquetas zebra e outras impressoras térmicas semelhantes.
*
esc/pos (sequência de escape/ponto de venda): Um conjunto de comando comum para impressoras de recebimento e POS. Ele usa sequências de fuga (códigos especiais) incorporados nos dados para controlar a impressora.
Muitas impressoras modernas também suportam formatos de imagem de varredura mais genérica como
pdf e
tiff ; No entanto, eles ainda usam um PCL para interpretar esses formatos e, finalmente, imprimi -los. O software de driver da impressora lida com a tradução entre esses formatos e o PCL nativo da impressora.