Impressoras de impacto, embora amplamente desatualizadas, ainda encontram aplicativos de nicho onde suas características específicas são vantajosas:
*
Formulários de várias partes: As impressoras de impacto são excelentes na criação de várias cópias simultaneamente (por exemplo, faturas, recibos, etiquetas de remessa). A pressão da cabeça de impressão cria impressões em várias folhas de papel de uma só vez, algo que as impressoras a jato de tinta ou laser não podem fazer facilmente.
*
Precisa de assinaturas originais: Algumas formas requerem uma assinatura original, e as impressoras de impacto permitem isso, uma vez que a impressão é feita no próprio papel (não como um jato de tinta que fica no topo).
*
ambientes severos: Às vezes, as impressoras de impacto podem suportar mais variações de poeira, umidade e temperatura do que suas contrapartes sem impacto. Este é um motivo menos comum agora, pois as impressoras mais novas estão se tornando mais robustas.
*
Compatibilidade com sistemas herdados: Alguns sistemas muito antigos (especialmente em ambientes industriais) ainda podem depender de impressoras de impacto por razões de compatibilidade. Substituir a impressora exigiria uma grande revisão do sistema.
*
Impressão de baixo custo e alto volume de documentos simples: Em situações em que a qualidade da impressão não é crítica e o volume de impressão é alto, o baixo custo relativamente baixo por página de algumas impressoras de impacto ainda pode ser um fator. No entanto, isso está se tornando cada vez mais raro devido ao menor custo das impressoras a laser.
Em resumo, enquanto a maioria das aplicações modernas utiliza impressoras de jato de tinta ou laser, as impressoras de impacto mantêm um papel pequeno, mas persistente, onde sua capacidade de criar várias cópias simultaneamente, lidar com ambientes difíceis e/ou integrar -se aos sistemas herdados supera sua qualidade de impressão mais baixa e nível de ruído mais alto.