Replicação assíncrona: *
Replicação SAN :utiliza redes de área de armazenamento (SANs) de alta velocidade para permitir a transferência de dados em nível de bloco em tempo real entre sites primários e secundários. Os protocolos comuns incluem Fibre Channel e iSCSI.
*
Replicação baseada em log :captura e transmite apenas as alterações incrementais (chamadas de logs de transações) que ocorrem no banco de dados primário, reduzindo o uso da largura de banda da rede. Os exemplos incluem Oracle LogMiner e SQL Server Transaction Log Shipping.
Replicação síncrona: *
Replicação de disco compartilhado :emprega um sistema de armazenamento compartilhado montado simultaneamente nos servidores primário e secundário, fornecendo acesso direto e de baixa latência aos dados replicados.
Replicação semissíncrona: *
Replicação baseada em instruções :alterações na memória do banco de dados primário acionam a propagação de instruções ou consultas SQL para a réplica, garantindo forte consistência de dados. Por exemplo, MySQL InnoDB Cluster usa uma variação de replicação baseada em instruções.
Replicação de máquina virtual (VM): *
Software de backup com recursos de replicação de VM :fornece replicação baseada em snapshots, permitindo que máquinas virtuais e aplicativos sejam replicados em intervalos especificados ou continuamente. Ferramentas como Veeam Backup &Replication oferecem suporte à replicação de máquinas virtuais.
Armazenamento definido por software (SDS) e infraestrutura hiperconvergente (HCI) com recursos de replicação :
*
SDS com replicação síncrona ou assíncrona :soluções SDS como Ceph, GlusterFS e ZFS podem oferecer mecanismos de replicação de armazenamento.
*
HCI com replicação integrada :Plataformas hiperconvergentes como VMware vSAN, Nutanix Acropolis e Dell EMC VxRail podem fornecer recursos de replicação nativa como parte de sua funcionalidade de armazenamento distribuído.
Soluções de replicação híbrida: *
Combinando diferentes tecnologias :As organizações podem aproveitar uma combinação de tecnologias de replicação com base em cenários e requisitos de implantação específicos. Os exemplos incluem o uso de replicação síncrona para aplicativos críticos e replicação assíncrona para dados menos cruciais