Encontrar a fonte de alimentação certa (PSU) depende muito do que você precisa. Aqui está um detalhamento de como encontrar a PSU certa, cobrindo diferentes cenários:
1. Para um computador de mesa: Este é o cenário mais comum. Aqui está um guia passo a passo:
*
a. Determine seus requisitos de energia (potência): *
Calcule o TDP (potência de projeto térmico) de seus componentes: *
CPU: Procure o TDP do seu modelo CPU no site do fabricante (Intel Ark, site da AMD).
*
gpu: Procure o TDP do seu modelo de placa gráfica no site do fabricante (NVIDIA, AMD). Fundamentalmente, procure * Desenho de potência * máximo * se esse número estiver disponível, pois o TDP é um valor * típico *, não é um máximo difícil. O TechPowerup é um recurso fantástico para encontrar o Max Draw de GPUs e CPUs.
*
placa -mãe: Estime em torno de 25-50W. As placas-mãe de ponta usam mais.
*
RAM: Estime 5-10W por pau (geralmente baixo).
*
armazenamento (SSD/HDD): Estime 5-15W por dispositivo.
*
fãs: Estime 1-5W por fã.
*
periféricos: Considere qualquer coisa alimentada * internamente * pelo seu PC (por exemplo, uma bomba de resfriamento de água).
*
Adicione todos os TDPs juntos. Isso fornece uma estimativa * difícil * do seu uso total de energia do sistema.
*
Adicione uma margem de segurança: crucialmente, não execute seu PSU com 100% de carga. Isso reduz a vida útil, aumenta o calor e o ruído e não deixa espaço para picos de energia.
*
Recomendado:Adicione 20-30% de Headroom à sua potência calculada. *
Exemplo: Se a sua potência calculada for 500W, procure um PSU que seja pelo menos 600-650W.
*
b. Considere a eficiência (mais de 80 classificação): *
80+ Certificação: As PSUs são classificadas quanto à eficiência com base em quanto poder eles desenham da parede versus quanto eles entregam aos seus componentes. Maior eficiência significa menos calor e contas de eletricidade mais baixas.
*
mais de 80 níveis: Mais de 80 brancos, bronze, prata, ouro, platina, titânio. O ouro é um bom ponto ideal para desempenho e valor. A platina e o titânio são mais caros, mas oferecem uma eficiência ainda melhor.
*
Procure o logotipo de 80+: Isso garante testes independentes da eficiência da PSU.
*
c. Fator nos conectores: *
placa -mãe: A maioria das placas-mãe moderna usa um conector ATX de 24 pinos. Verifique se o PSU tem um.
*
CPU: Normalmente, um conector EPS de 8 pinos (às vezes pode ser um conector de 4+4 pinos). As CPUs de ponta podem precisar de dois.
*
gpu: Requer conectores de energia PCIE (6 pinos, 8 pinos ou uma combinação). Verifique as especificações da sua GPU para ver o que ele precisa. Algumas GPUs mais recentes estão usando o conector 12VHPWR (16 pinos), que requer uma PSU que suporta o ATX 3.0 ou possui um adaptador.
*
SATA: Para alimentar SSDs, HDDs e alguns fãs de casos.
*
Molex: Conector mais antigo, menos comum agora, mas ainda usado para alguns fãs e acessórios.
*
d. Escolha um fator de forma: *
ATX: O tamanho padrão para PSUs de mesa. Se encaixa na maioria dos casos.
*
sfx: Fator de forma menor, usado em mini-ITX e alguns casos menores de micro-ATX. Pode exigir um suporte adaptador SFX-ATX em casos maiores.
*
sfx-l: Um pouco mais longo que o SFX, pode oferecer maior potência em um fator de forma menor.
*
e. Considere a modularidade: *
não modular: Todos os cabos são fixados permanentemente à PSU. Mais barato, mas pode dificultar o gerenciamento de cabos.
*
semi-modular: Alguns cabos estão conectados (geralmente a potência de 24 pinos e CPU), enquanto outros são destacáveis.
*
totalmente modular: Todos os cabos são destacáveis. Fornece o melhor gerenciamento de cabos e permite que você use apenas os cabos necessários.
*
f. Marcas e revisões de pesquisa: *
Marcas respeitáveis: Seasonic, Corsair, EVGA (alguns modelos), fique quieto!, Mestre mais frio (alguns modelos), nzxt (alguns modelos), xpg
*
Leia as críticas: Procure críticas em sites como Tom's Hardware, TechPowerup e Jonnyguru (Hardware Busters). Preste atenção ao desempenho da ondulação/ruído, regulamentação de tensão e construa qualidade.
* Listas de nível
: As listas de camadas PSU (como a mantida no fórum LTT) podem fornecer uma idéia geral da qualidade de diferentes modelos de PSU. No entanto, lembre -se de que essas são apenas diretrizes e podem ser subjetivas.
*
g. Onde comprar: * Amazon
* Newegg
* Micro Center (se você tiver um por perto)
* Best Buy (seleção limitada)
2. Para um laptop: *
a. Verifique o adaptador original: * A maneira mais fácil é olhar para o rótulo no adaptador de laptop existente. Ele listará a tensão
(v) e
amperagem (a) . Você precisa de um substituto que corresponda * a ambos * a tensão e a amperagem. (Ou uma amperagem mais alta está bem, pois o laptop só desenhará o que precisa. Uma * baixa * amperagem não é * tudo bem, pois provavelmente sobrecarregará o adaptador.)
* A etiqueta também mostrará a
wattage (w) , que é calculado como tensão x amperagem. Você pode usar isso se o V e A não estiverem prontamente disponíveis.
*
b. Tipo de conector: * O conector que se conecta ao seu laptop é crucial. Precisa ser o tamanho e a forma corretos. Meça o diâmetro externo e interno do conector do barril (se aplicável).
* Muitos laptops usam conectores proprietários. Às vezes, você só pode obter uma substituição do fabricante.
*
c. Verifique o manual ou o site do seu laptop: * Se você não tiver o adaptador original, consulte o manual do seu laptop ou o site do fabricante. Eles devem listar a tensão necessária, a amperagem e o tipo de conector.
*
d. Adaptadores de laptop universais: * Esses adaptadores vêm com várias dicas que podem se encaixar em vários laptops. Verifique se o adaptador fornece a tensão e amperagem corretas para o seu laptop e que inclua uma dica que se encaixa na porta de energia do laptop *exatamente *.
*
e. Onde comprar: * Site do fabricante de laptops
* Amazon
* Newegg
* Lojas eletrônicas (Best Buy, etc.)
3. Para um projeto (Arduino, Raspberry Pi, etc.): *
a. Determine requisitos de tensão e corrente: * Verifique as especificações dos seus componentes do projeto. Cada componente terá um requisito de tensão e corrente.
* Adicione os requisitos atuais de todos os componentes que serão alimentados simultaneamente.
*
b. Escolha o tipo certo de fonte de alimentação: *
verruga de parede: Adaptadores CA-DC pequenos e baratos que se conectam diretamente a uma tomada de parede. Bom para projetos de baixa potência.
*
Fonte de alimentação de bancada: Mais caro, mas fornece tensão ajustável e limitação de corrente. Ideal para prototipagem e teste.
*
Fonte de alimentação USB: Comum para dispositivos de alimentação como framboesa PIS. Verifique se fornece corrente suficiente (por exemplo, 2.5a ou mais para um Raspberry Pi 4).
*
baterias: Para projetos portáteis. Escolha a tensão e capacidade da bateria apropriadas.
*
c. Considere a polaridade: * Verifique se a polaridade da fonte de alimentação corresponde à polaridade exigida pelo seu projeto (geralmente positivo para o centro).
*
d. Onde comprar: * Amazon
* Adafruit
* Sparkfun
* Lojas de suprimentos eletrônicos
4. Outras considerações (geral para todas as PSUs): *
Proteção de sobrecorrente (OCP): Protege o PSU e seus componentes do empate excessivo de corrente excessiva.
*
Proteção de sobretensão (OVP): Protege contra picos de tensão.
*
Proteção de curto -circuito (SCP): Protege contra curtos circuitos.
*
sobre proteção de temperatura (OTP): Desliga a PSU se ficar muito quente.
*
sob proteção de tensão (UVP): Protege os componentes de condições de baixa tensão.
*
Garantia: Uma garantia mais longa é geralmente um bom sinal de uma PSU de alta qualidade.
Dicas importantes: *
Não seja barato no PSU: É o coração do seu sistema. Uma PSU de baixa qualidade pode danificar seus componentes.
*
Use uma tira de energia com proteção de sobretensão: Isso pode ajudar a proteger seu equipamento contra surtos de energia.
*
Se você não tiver certeza, consulte um profissional: Se você não estiver à vontade para calcular seus requisitos de energia ou escolher uma PSU, procure ajuda de um técnico de computador ou especialista em eletrônicos.
Seguindo estas etapas, você pode encontrar a fonte de alimentação certa para suas necessidades. Lembre -se de fazer sua pesquisa e escolher uma marca respeitável com boas críticas. Boa sorte!