Uma fonte de alimentação assimétrica é uma fonte de alimentação que fornece duas tensões de saída CC com magnitudes diferentes, mas geralmente compartilham um terreno comum. Isso contrasta com uma fonte de alimentação simétrica, que fornece duas tensões CC de igual magnitude, mas a polaridade oposta (+V e -v).
Aqui está um colapso:
*
simétrico: +15V e -15V (em relação a um terreno comum)
*
assimétrico: +15V e +5V (ambos em relação a um solo comum) ou +12V e 0V (onde 0V é o solo).
Os suprimentos assimétricos são comuns em muitos circuitos, porque muitos componentes requerem um único trilho de tensão positivo em relação ao solo, enquanto outros podem precisar de um trilho de tensão diferente, menor ou mais alto do mesmo solo. Isso evita a necessidade de várias fontes de alimentação totalmente separadas. Uma aplicação comum está alimentando amplificadores operacionais, que geralmente precisam de trilhos de alimentação positivos e negativos (embora não necessariamente iguais) para o desempenho ideal. Muitos microcontroladores também operam a partir de um único trilho de suprimento positivo em relação ao solo.
A assimetria permite flexibilidade nos requisitos de tensão para diferentes partes de um circuito, melhorando a eficiência e potencialmente reduzindo a contagem de componentes em comparação com o uso de várias fontes de alimentação independentes.